SP: pagamento por aproximação passa a funcionar em ônibus

Parceria da prefeitura com a Mastercard permitirá que o pagamento da tarifa por aproximação com cartões, celulares, pulseiras e relógios

por Katarina Bandeira qui, 12/09/2019 - 10:59
Mastercard/Divulgação Projeto piloto começa a funcionar no dia 14 de setembro Mastercard/Divulgação

No próximo sábado (14), começa a funcionar em São Paulo o projeto que irá implementar o pagamento por aproximação no transporte público. Aproximadamente 200 ônibus da capital paulista receberão o pagamento da tarifa por aproximação com cartões, celulares, pulseiras e relógios. A ação é uma parceria da Secretaria de Mobilidade e Transportes e a São Paulo Transporte com a Mastercard, empresas de bilhetagem e operadores de transporte.

Esse tipo de projeto já funciona em outras cidades do mundo como Miami,  Nova York, Londres, Sydney e até mesmo nos trens do Rio de Janeiro. A Mastercard  foi a empresa responsável pela implementação da nova forma de pagamento na Inglaterra. "Pagamento por aproximação com cartões responde atualmente por 55% das viagens realizadas no metrô (de Londres), um dos mais movimentados do planeta nos horários de pico", afirma João Pedro Paro Neto, presidente da companhia no Brasil e Cone Sul.

As tarifas poderão ser pagas apenas ao se aproximar os objetos no validador de cartões de crédito, débito e pré-pago. Smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento também estarão entre as formas de pagamento. Cartões emitidos fora do País também serão aceitos. A ideia é facilitar a vida tanto dos usuários frequentes quanto dos turistas. A primeira fase irá contemplar 200 ônibus municipais que operam em 12 linhas da capital paulista.

COMENTÁRIOS dos leitores