Golpe no WhatsApp promete saque retroativo do FGTS

Mais de 100 mil brasileiros já foram atingidos pela investida criminosa

por Giselly Santos ter, 17/09/2019 - 08:42
Reprodução/WhatsApp Reprodução/WhatsApp

Cibercriminosos estão se aproveitando do início do saque do FGTS para aplicar mais um golpe através do WhatsApp. De acordo com um alerta emitido pela Polícia Federal (PF), circula no aplicativo uma mensagem com um link prometendo o pagamento retroativo e o saque dos valores do fundo de garantia, mas na realidade, não passa de uma forma inibidora de cooptar os dados das pessoas para usos ilícitos. 

Segundo a PF, o golpe possui a seguinte estrutura: a vítima recebe o link malicioso e quando o site é aberto há um questionário de quatro perguntas para ser respondida (Nº PIS/PSEP, data de nascimento, CPF e senha do Cartão Cidadão). Após enviar as respostas, a vítima é incentivada a compartilhar esse mesmo link com mais 10 contatos.

De acordo com a empresa de segurança digital Psafe, o golpe do FGTS já atingiu mais de 100 mil brasileiros, totalizando mais de dois mil novos registros por hora.

Os dados roubados podem ser usados para adesão de cartão de crédito, constituição de empresas falsas, abertura de contas bancárias e em lojas comerciais, empréstimos ou compras e aplicar golpes em outros usuários.

Seguindo um calendário, os saques do FGTS iniciaram no dia 13 de setembro para quem tem conta na Caixa Econômica Federal. Já para quem não tem, a retirada dos valores estará disponível a partir de 18 de outubro. Os saques vão poder ser feitos até 31 de março de 2020.

Veja dicas de segurança para não cair em golpes:

1. Desconfie sempre de mensagens que você receber no seu aparelho celular;

2. Não acesse nem clique em links enviados em nome da Caixa porque nenhum órgão do governo federal se comunica com seus beneficiários através de links via WhatsApp; Se receber mensagens desse tipo, apague.

3. Nunca forneça a senha ou número do seu Cartão do Cidadão;

4. Não preencha nenhum cadastro para saque do FGTS fornecendo seus dados pessoais: CPF, identidade, endereço;

5. Em caso de dúvida, procure os canais e a página oficial do banco, na internet, no endereço fgts.caixa.gov.br, direto em suas agências ou através do telefone 0800-724-2019

6. Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na página da Psafe 

7. Mantenha um bom antivírus instalado no celular.

COMENTÁRIOS dos leitores