Google Play Pass oferece apps desbloqueados por US$ 4,99

Novo serviço para assinantes dará acesso a mais de 350 aplicativos e jogos de forma gratuita e sem anúncios

por Katarina Bandeira ter, 24/09/2019 - 13:08
Google/Reprodução Por enquanto, serviço está disponível apenas nos EUA Google/Reprodução

Cada dia mais as grandes empresas de tecnologia apontam que o futuro dos serviços está nos pacotes para assinantes. E quem se rendeu a essa tendência foi o Google. Na última segunda-feira (23), o gigante da internet lançou o Play Pass, um novo serviço de assinatura que oferece acesso a mais de 350 aplicativos e jogos desbloqueados - gratuitos, sem anúncios ou compras no aplicativo e pagamentos antecipados. 

São centenas de títulos, desde jogos que ajudam a relaxar até aplicativos que aumentam a produtividade. Entre os apps disponíveis estão Terraria, Monument Valley, LIMBO, Lichtspeer, Mini Metro, Old Man's Journey e muito mais. Para encontrá-los, será adicionada uma aba na Play Store, para separar aqueles que já estão listados. 

Isso não significa que eles ficarão exclusivos para um determinado grupo de usuários, apenas que suas funções - que antes trariam algum custo antes ou durante a aquisição de cada um - serão disponibilizadas gratuitamente. Caso você não seja assinante eles ainda podem ser encontrados em toda a Play Store, vendidos individualmente.

Para toda família

Entre os recursos oferecidos pelo Google, para despertar o interesse de quem pretende assinar o serviço, está a possibilidade de compartilhar a assinatura do Play Pass com até cinco outros membros da família. Cada membro pode acessar o serviço individualmente, para que sua experiência não seja afetada pelo que os outros baixam.

Porém, por enquanto, o sol não é para todos. O serviço estará disponível apenas para celulares Android, devendo chegar nas próximas semanas. O custo é de US $ 4,99 (R$ 21, na cotação atual), por mês e apenas nos Estados Unidos. Por lá, o usuário ainda pode começar com uma avaliação gratuita de 10 dias e, por um tempo limitado, obter o Play Pass por US $ 1,99/mês, durante 12 meses. 

Outros serviços para assinantes

O lançamento do Google não pode deixar de ser comparado com o recente anúncio do Apple Arcade, com o agravante que o serviço da maçã disponibiliza apenas jogos, enquanto o gigante da internet oferece a possibilidade de um leque maior de aplicativos. É um sinal de que, cada vez mais, empreesas de tecnologia tentarão atrair seus clientes oferencendo pacotes exclusivos, a preços acessíveis. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento do Play Pass no Brasil, mas o Apple Arcade já está disponível.

COMENTÁRIOS dos leitores