Procon multa Apple em R$ 2 milhões por falhas em iPhone 7

Aparelhos apresentaram perda do microfone, após a atualização para o iOS 11.3.1

por Katarina Bandeira ter, 24/09/2019 - 15:25
Pixabay Promotor afirma que 224 reclamações registradas no site Reclame Aqui foram sobre problemas no aparelho Pixabay

O Procon de Minas Gerais, multou administrativamente a Apple do Brasil em pouco mais de R$ 2.075 milhões, após usuários reclamarem de problemas em celulares Iphone 7 e Iphone 7 Plus. De acordo com a publicação oficial do órgão, os aparelhos apresentaram perda do microfone, após a atualização para o iOS 11.3.1, o que causou prejuízo aos clientes da maçã.

Segundo o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Fernando Ferreira Abreu, após o dia 24 de abril de 2018, quando foi disponibilizada a atualização do sistema operacional, as reclamações contra a companhia teriam aumentado “sensivelmente”. Por conta disso, foi possível fazer a ligação do defeito com a atualização do iOS. 

“O número bruto de 224 reclamações registradas no site Reclame Aqui, não revela a ainda integralidade do dano, pois, em assuntos relacionados à tecnologia, há uma enorme cifra reprimida de reclamações não registradas, uma vez que o consumidor é induzido a aceitar a informação da assistência técnica”, afirmou Fernando Abreu, no comunicado entregue à imprensa.

Apesar da autuação, se a empresa não recorrer e pagar a multa o valor solicitado irá para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC) e não aos clientes prejudicados. Para o promotor de Justiça, diversas companhias têm preferido tomar essas atitudes, pois o custo da multa é - geralmente - menor do que as indenizações a serem pagas aos consumidores. A Apple Brasil não vai comentar sobre o caso.

LeiaJá também

--> Apple lança iOS 13 no mundo. Confira as novidades

--> Confira alguns jogos que estarão no Apple Arcade

--> Confira quais são os iPhones compatíveis com iOS 13

COMENTÁRIOS dos leitores