Celular Android pode mudar para horário de verão sozinho

Google informa que mesmo com a extinção da mudança é possível que dispositivos alterem horário automaticamente

por Katarina Bandeira sex, 18/10/2019 - 15:43
Freepik Configurações manuais podem ser mantidas até 16 de fevereiro de 2020 Freepik

O Google lançou um alerta para seus usuários nesta sexta-feira (18), relacionado ao horário de verão. A empresa afirma que, mesmo que a mudança não exista mais no Brasil, alguns telefones Android podem não ser atualizados a tempo. É possível que, nos dias 20 de outubro e 3 de novembro, os dispositivos que usam o sistema operacional da companhia adiantem seus relógios em uma hora, automaticamente. 

De acordo com a gigante da internet "Todas essas modificações impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja" e seria por conta disso que alguns celulares não teriam a informação necessária para evitar que seu relógio seja alterado.

Para não correr o risco de perder compromissos, a empresa aconselha definir a hora manualmente antes da meia noite do domingo, dia 20 de outubro, data em que começaria o horário de verão. Se o aparelho não sofrer nenhuma alteração de horário nas duas datas, significa que o telefone já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras de rede da sua operadora. As configurações manuais podem ser mantidas até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão.

Confira como mudar a hora manualmente (via Google):

1 - Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”, depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”). 

2 - Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.

COMENTÁRIOS dos leitores