Google Maps lança ferramentas e aposta em "guias locais"

A ferramenta de geolocalização do Google foi expandida e agora recomenda eventos, indica restaurantes e sinaliza incidentes no trajeto

por Victor Gouveia qua, 27/11/2019 - 13:04
Divulgação Divulgação

Seguindo a dinâmica de contribuição no compartilhamento de informações, a Google anunciou novos recursos da ferramenta Maps, que prometem facilitar e personalizar a experiência com o aplicativo. O pacote de atualização, divulgado nesta quarta-feira (27), no Recife, permite que o usuário descubra novas perspectivas de determinado espaço através da ótica e avaliações de outros usuários. Além disso, indica locais e eventos de acordo com seu histórico.

Para aprimorar a exploração de lugares e estabelecimentos, bem como, a mobilidade no cenário urbano, a aposta da Google foi expandir a atuação dos próprios usuários para uma rede colaborativa, o Local Guides. Trata-se de uma comunidade mundial com mais de 95 milhões de participantes que avaliam, comentam e fotografam locais e estabelecimentos, fornecendo mais de 20 milhões de referências diariamente. 

Reportar um acidente de trânsito, uma obra na via ou a excelência de determinado prato ou restaurante faz com que a comunidade interaja, planeje e exponha opiniões que ajudem na tomada de decisão de outros usuários. "Os usuários estão buscando mais do que rotas para fugir do trânsito. Eles estão usando a plataforma para descobrir o melhor programa ou restaurante perto deles, tirar seus planos do papel e fazer acontecer", destacou o gerente de produtos da América Latina André Kowaltowski.

Nos ultimos dois anos, só no Recife, o número de participantes triplicou. Tal essência colaborativa é aliada à ferramenta 'Combina', que recomenda e indica lugares onde o usuário gostaria de ir, através da análise de avaliações e comentários prévios dele mesmo. 

Através do próprio app também podem ser feitos pedidos e reservas em restaurantes e outros seguimentos, como salões de beleza. Assim, o Google planeja apresentar uma nova relação entre sociedade, interação e espaço.

COMENTÁRIOS dos leitores