Novo golpe clona WhatsApp para extorquir vítimas

Crime tem sido aplicado em diversas pessoas através do aplicativo

por Paula Brasileiro qui, 28/11/2019 - 12:08
Reprodução/Facebook Especialistas recomendam atenção Reprodução/Facebook

Um novo golpe aplicado através do WhatsApp tem feito vítimas por todo o país. Os criminosos usam informações encontradas em plataformas como o OLX e o Mercado Livre para clonar o WhatsApp do usuário e tentar pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima, se passando por ela. 

Munidos das informações coletadas em plataformas de compra e venda, os criminosos entram em contato com a vítima informando que é necessário enviar um código de confirmação que chegará por SMS. Esse código é, na verdade, um autenticador de duas etapas do WhatsApp do usuário, que é a última informação necessária para que o golpista consiga clonar a conta. 

Em seguida, os criminosos enviam mensagens para amigos e familiares, se passando pela vítima, pedindo quantias em dinheiro. Segundo especialistas da agência especializada em mídias sociais, MF Press Global, é preciso estar atento para não cair no golpe. É importante deixar a verificação em duas etapas do aplicativo sempre ativada e ficar atento ao receber e-mails de serviços que deixam dados de contato expostos publicamente. 

COMENTÁRIOS dos leitores