Como funciona uma plotter?

Atualmente, essas máquinas utilizam jatos de tinta. Isso garante a qualidade e rapidez de impressão

sex, 06/12/2019 - 16:09
Pixabay Pixabay

A plotter é uma impressora de médio a grande porte que imprime imagens de grandes dimensões e de boa qualidade. Além disso, também serve para a impressão em superfícies diferentes. Se você precisa imprimir em folhas maiores que A3 e A4, ou em papéis diferentes como os adesivos e fotográficos, você precisa comprar impressoras plotter.  

Usada principalmente por publicitários, artistas gráficos e arquitetos, esse tipo de impressora trabalha junto com um computador. Assim, é preciso colocar as coordenadas para que a impressora consiga ler e reproduzir.

Essas impressoras não funcionam com todas as imagens e arquivos. Geralmente, textos não são interpretados, por exemplo. As imagens são convertidas digitalmente para um formato que seja compatível com a plotter de impressão.

Atualmente, essas máquinas utilizam jatos de tinta. Isso garante a qualidade e rapidez de impressão.

Como escolher uma plotter

Agora que você já sabe o que é uma impressora plotter, é hora de escolher! Existem vários modelos e vários preços no mercado, por isso é essencial você pesquisar qual mais se encaixa nas suas necessidades.

Pense na demanda

A primeira coisa que você deve pensar para escolher uma impressora é qual a demanda de impressões. Pense em quantos clientes e quantas folhas você precisará imprimir, assim você já terá uma noção de que tipo de plotter é ideal.

Qualidade e resolução

Alguns modelos possuem recursos mais avançados (e um preço também), possibilitando uma impressão com maior qualidade e resolução. Outras impressoras oferecem um serviço mais básico, sendo mais em conta. Você deve escolher de acordo com o tipo de trabalho que precisa.

Custo-benefício

Não adianta comprar uma máquina cara se os seus clientes não precisarem desse serviço. Outro fato é que impressoras mais caras costumam gerar um gasto menor com refil de tinta, pode ser uma economia dependendo do seu caso.

Também é importante lembrar que é necessário pesquisar se os suprimentos são de fácil acesso e a vida útil dos cartuchos de tinta.

Materiais

Alguns materiais de superfície podem ser mais compatíveis com determinado tipo de plotter ou outra. Dessa forma, faça um levantamento sobre os materiais que mais serão utilizados para garantir que seu trabalho seja de qualidade. Além disso, verifique os tamanhos de folha que são aceitos.

Impressora plotter de recorte

Existe também a plotter de recorte. Os desenhos são feitos no computador e a impressora corta com a lâmina de acordo com as comandas. assim como a plotter de impressão, a de recorte pode ser usada em diversas superfícies. Corte em banners, materiais emborrachados, adesivo podem ser feitos em uma plotter de recorte.

COMENTÁRIOS dos leitores