Parceria com Google mapeia propriedades rurais em SP

Tecnologia da ferramenta Plus Codes criará endereços digitais para cerca de 340 mil propriedades do interior paulista

por Alex Dinarte qui, 12/12/2019 - 19:00

Em São Paulo, uma iniciativa inédita na América Latina passará a mapear estradas rurais e garante a criação de endereços digitais para cerca de 340 mil propriedades do interior paulista. Desenvolvida pelo Google, empresa norte-americana de serviços online e softwares, a ferramenta gratuita Plus Codes também permite que 2 milhões de moradores dos 645 municípios do estado passem a ter mais acesso a serviços fundamentais como saúde e segurança pública.

A plataforma Plus Codes transforma coordenadas de latitude e longitude captadas por satélite em códigos curtos, parecidos com códigos postais. Usando a inteligência tecnológica da ferramenta, o sistema interno do Governo de São Paulo passa a disponibilizar o endereço digital aos residentes das áreas rurais. Além do mapeamento, o programa deve auxiliar no registro de mais de 60 mil quilômetros de estradas vicinais ou de terra que ainda não estão presentes no mapa digital do estado.

“O nosso objetivo é ajudar São Paulo a usar a tecnologia para permitir que um maior número de pessoas e organizações aproveitem os benefícios de ter endereço em áreas nas quais não há um serviço de código postal individualizado”, afirmou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, durante entrevista coletiva no anúncio da parceria no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O projeto faz parte do programa Rotas Rurais, lançado no último mês de abril. Segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o plano de monitoramento facilita os processos de logística, distribuição e comercialização da produção agrícola do estado. O Instituto de Economia Agrícola (IEA), será responsável pela implementação do novo sistema. De acordo com o Governo do Estado, o prazo para estabelecimento completo da plataforma é de 36 meses.

COMENTÁRIOS dos leitores