Como limpar smartphones e notebooks?

O LeiaJá ouviu dicas do especialista Fábio Faria, gerente de marketing da ASUS Brasil, que afirma que até mesmo as capinhas de celular devem ser higienizadas

por Katarina Bandeira ter, 17/03/2020 - 13:28
Freepik Uso de álcool 70% já foi recomendado por diferentes marcas de aparelho para a limpeza de telas Freepik

Com o avanço dos casos de COVID-19, manter a higiene dos aparelhos eletrônicos virou uma necessidade. Se antes, não nos preocupávamos tanto, agora a cautela é fundamental. Principalmente, após a divulgação da durabilidade do vírus em objetos cuja as superfícies estejam contaminadas. Para ajudar você a limpar corretamente os aparelhos eletrônicos, o LeiaJá conversou com Fábio Faria, gerente de marketing da ASUS Brasil, que deu dicas para manter seus aparelhos higienizados:

O que fazer com seu smartphone:

O primeiro passo é lavar as mãos com sabonete ou higienizá-las com álcool em gel para poder manusear o aparelho. Em seguida, desligue o aparelho e retire a capa do celular, se houver. Feito isso, despeje, em um pano macio e sem fiapos, álcool isopropílico 70%, utilizando o pano para limpar a tela, parte traseira e também a capa do aparelho.

No caso dos smartphones não é recomendada a utilização de álcool em gel, cloro ou qualquer produto abrasivo para limpar o aparelho, porém a substância em gel pode ser usada para limpar a capinha, uma vez que ambos têm materiais diferentes. Outra recomendação é “evitar a utilização do smartphone em locais públicos e não levá-lo ao banheiro". "Além do COVID-19, outras bactérias nocivas à saúde podem contaminar os aparelhos”, diz o especialista.

O processo é simples e os mesmos procedimentos são indicados para a higienização dos notebooks. Para aqueles dispositivos em que há um maior contato com outras pessoas ou com o ambientes externos - como o smartphone, recomenda-se fazer repetir o procedimento três vezes ao dia. 

O uso de álcool 70% já foi recomendado por diferentes marcas de aparelho como a Apple e a Motorola e é indicado para telas em geral. Toda a limpeza deve ser feita com o aparelho desligado.

COMENTÁRIOS dos leitores