Porto Digital e MPPE lançam desafio para enfrentar Corona

Iniciativa de inovação aberta procura criar soluções para o enfrentamento à pandemia

por Katarina Bandeira qua, 18/03/2020 - 16:24
Porto Digital/Divulgação Ciclo aceita submissões até sexta-feira (20) Porto Digital/Divulgação

O Porto Digital e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançaram na última terça-feira (17) uma iniciativa de inovação aberta para criar soluções para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus no Brasil. O objetivo é que sejam submetidas ideias impactantes e que possam ser implementadas em curtíssimo prazo.

O ciclo, que aceita submissões até sexta-feira (20) e é aberto para todo o país, destinará um investimento de R$ 1,3 milhão. As etapas para escolha dos projetos serão realizadas por meio de ferramentas online. Durante o processo, os participantes serão acompanhados por mentores do ecossistema e profissionais especializados da rede pública. 

São cinco grandes desafios:

Desafio 1

“Como podemos monitorar o principal grupo de risco (idosos, 60+) e aumentar o nível de proteção e atenção sustentada para esse grupo vulnerável ao COVID19?”

Desafio 2

“Como podemos gerenciar o fluxo de informações em tempo real de todo o ciclo de vida dos casos epidemiológicos?”

Desafio 3

“Como podemos monitorar em tempo real os fluxos populacionais para identificar, educar e coibir aglomerações ou comportamentos inadequados ou em não conformidade com as determinações de isolamento social?”

Desafio 4

“Como podemos criar e uniformizar os protocolos de atendimento a saúde em todos os níveis do sistema?”

Desafio 5

“Como aumentar a escala (em massa) dos testes de forma rápida, acessível e confiável?”

Inscrições

De acordo com o Porto Digital os participantes têm até às 18h, desta sexta-feira (20), para submeter suas ideias. Uma vez selecionados, terão mentoria específica para que possam entregar uma solução inicial e funcional até às 23:59h da segunda-feira (23). As soluções premiadas serão divulgadas até a terça-feira (24), com objetivo de implementação imediata. As inscrições podem ser feitas através deste link.

COMENTÁRIOS dos leitores