Trabalho home office levanta alerta para segurança digital

Há riscos que funcionários e empresas precisam estar atentos, pois o maior perigo está em desconhecer medidas de segurança

por Alfredo Carvalho qui, 19/03/2020 - 18:45
Pixabay / Kalhh Trabalhador deve tomar medidas de segurança no ambiente digital Pixabay / Kalhh

Por causa do avanço do coronavírus (Covid-19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia e orientou as pessoas a ficarem em casa. Visando diminuir os riscos, as empresas tem adotado a prática de home office, onde os seus colaboradores trabalham a partir de suas casas.

O especialista em cibersegurança Vinicius Perallis explica que há riscos que funcionários e empresas precisam estar atentos, pois o maior perigo está em desconhecer algumas medidas de segurança. "Muitas empresas não estão preparadas, por não ter uma VPN, que é o meio de conexão privada, que o usuário acessa por login e senha e passa a utilizar o sistema da empresa", declara Perallis. "Estando em casa, o trabalhador irá utilizar a sua conexão padrão de internet e, muitas vezes, o equipamento é configurado com senhas em padrão de fábrica, podendo deixar dados expostos e de fácil acesso", complementa.

O especialista ainda afirma que as empresas não estão orientando seus funcionários em relação a segurança da informação. "Muitas esquecem que a segurança no ambiente digital é importante. Algumas estão mais preocupadas em dar meios e condições para as pessoas trabalharem de casa, como adquirindo softwares de web conferencias, mas deixa o quesito segurança passar despercebido", explica.

A empresa que já teve a segurança no ambiente digital violada sabe a dor de cabeça que é. Por isso, a orientação é para evitar danos irreparáveis, principalmente no setor financeiro, que pode ter desde pagamentos de boletos falsos ou transferências para fornecedores inexistentes. "Há também o risco de vazamento de informações, que pode expor a fórmulas, segredos da empresa e dados de clientes, gerando a perda de credibilidade da marca", reforça.

Para ter um acesso mais seguro, o mais recomendado é a utilização de uma rede VPN e também orientar os seus funcionários com algumas boas práticas, como não deixar o computador exposto para que todos na casa tenham acesso as informações, em notebooks, manter o HD criptografado para não perder informações e evitar falar alto ao telefone quando estiver tratando de assuntos empresariais. É importante manter os aparelhos com bons antivírus e, sempre que possível, com o sistema atualizado.

Com as empresas cada vez mais inseridas no ambiente digital, aumentam os riscos no mundo cibernético. "É importante ter um programa estruturado em segurança da informação, onde o objetivo nunca é apenas passar conhecimento, mas sim um incentivo de mudança de hábito. Assim, a empresa pode dar ao seu colaborador a segurança de que ele está trabalhando de maneira responsável no sistema remoto", conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores