Golpe do Coronavírus bloqueia celular para roubar bitcoins

Software falso é um malware - programa malicioso que ao ser instalado em dispositivos eletrônicos de tela pode causar alguns danos ao sistema

por Katarina Bandeira sex, 20/03/2020 - 11:52
Polícia Federal/Divulgação Chamado de COVID-19 Tracker golpe fez vítimas também em Portugal Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal está alertando internautas para um novo golpe que circula pelas redes sociais e via e-mail, atingindo celulares e tablets. Chamado de COVID-19 Tracker, cibercrime consistem em uma mensagem, com um programa em anexo, que promete fornecer dados sobre o coronavírus no mundo. Porém, ao ser instalado o programa bloqueia os aparelhos e passa a exigir dinheiro dos usuários através de criptomoedas.

O aplicativo, baixado fora das plataformas oficiais (Google Play e App Store), já fez várias vítimas em Portugal, fazendo com que o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) do país emitisse alertas. O software falso é, na verdade, um malware - programa malicioso, que ao ser instalado em dispositivos eletrônicos de tela pode causar alguns danos ao sistema, alterações ou roubo de informações. 

Ao ser instalado nos aparelhos o COVID-19 Tracker criptografa e bloqueia os celulares, computadores ou tablets e depois solicita o resgate e desbloqueio através do pagamento de US $ 100, cerca de R$ 500, em bitcoins. Dessa forma os cibercriminosos liberam o dispositivo infectado. Após o pagamento os bandidos enviam um código que desbloqueia o aparelho infectado.

Este não é o primeiro golpe envolvendo o coronavírus. Recentemente, uma mensagem que promete informações sobre a atual situação da crise de saúde no Brasil e um kit gratuito com máscara e álcool em gel, dado pelo Governo Federal, tem circulado pelo WhatsApp. Confira as dicas da PF:

Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. 

Procure saber informações do aplicativo ou programa antes de fazer a instalação em seu celular ou computador;

Nunca instale programas de computador ou celular através de sites desconhecidos, baixe sempre em sites oficiais tais como: Google Play e App Store ou do próprio fabricante;

O aplicativo oficial para acompanhar as notícias sobre o Coronavírus no Brasil é Coronavírus-SUS e qualquer dúvida deve-se ligar para o número*136 do disque saúde.*

Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;

Instale um bom antivírus em seu celular ou computador.

COMENTÁRIOS dos leitores