Coronavírus: novo golpe promete acesso grátis à Netflix

Através de mensagens enviadas ao WhatsApp e redes sociais, cibercriminosos oferecem pacote com objetivo de aplicar golpes financeiros

por Katarina Bandeira seg, 23/03/2020 - 15:01
Polícia Federal/Divulgação Bandidos oferecem de forma enganosa o acesso grátis à plataforma Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) alertou para mais um golpe envolvendo o novo coronavírus. Cibercriminosos estão tentando aproveitar o isolamento da população para tentar roubar dados financeiros usando a nome da Netflix. Através de links divulgados no WhatsApp, Facebook e internet para os celulares e computadores, os bandidos oferecem de forma enganosa o acesso grátis à plataforma com todos os filmes e séries disponíveis para serem assistidos enquanto durar o período de isolamento.

Desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, golpes virtuais têm se proliferado com mais rapidez. Na semana passada ações ilícitas prometendo fornecer dados sobre o coronavírus no mundo e kit de álcool em gel pelo WhatsApp já estavam circulando pelas redes.

De acordo com a PF, a mensagem que chega para as pessoas diz: “Com a grande disseminação do coronavírus no mundo, a Netflix está liberando acesso a sua plataforma para os primeiros a se cadastrarem no site deles. Corre no site que é só para quem se cadastrar nos próximos 2 dias. É por pouco tempo”. Ao clicar no link presente na mensagem, o usuário é levado a responder um questionário dizendo se está tomando os cuidados para a não proliferação do vírus, e se quer uma conta grátis da Netflix. 

Independente da resposta, a mensagem “Parabéns! Você ganhou!” aparecerá. Ainda de acordo com a polícia, é solicitado pelo site que o link seja compartilhado com 10 amigos e grupos de WhatsApp.

Por fim, a pessoa é direcionada para preencher um cadastro com informações pessoais (CPF, endereço, RG, número de cartão crédito, Senha e Código de verificação). Com esses dados, os bandidos podem abrir contas correntes em bancos virtuais ou físicos, tendo assim, acesso a cartão de crédito, cheque especial, entre outras possibilidades de compras pela internet. Ainda de acordo com o órgão, o link com o golpe já teria sido bloqueado.

COMENTÁRIOS dos leitores