Achou perfil com Fake News? Saiba como denunciar

Instagram, Youtube e Facebook podem suspender e até mesmo bloquear perfis que disseminam divulgam fake news para a população

por Katarina Bandeira qua, 25/03/2020 - 16:15
Freepik Usuários podem ajudar plataformas a descobrir e eliminar notícias falsas Freepik

Para evitar pânico e orientações erradas durante a pandemia do Coronavírus, conseguir contar com informações confiáveis é extremamente necessário. Grandes empresas como Twitter, Google e Facebook têm investido pesado para eliminar todo o tipo de fake news de suas plataformas e até mesmo redirecionar seus usuários para links com matérias de órgãos oficiais.

Porém, nem sempre é possível ficar de olho em todas as publicações e perfis espalhados pela internet. Se você se deparar com algum conteúdo falacioso nas redes sociais, saiba como fazer a sua parte e denunciar usuários e conteúdos publicados nas principais ferramentas sociais que usamos atualmente. Confira as três principais:

Instagram

Para começar com o Instagram vá na publicação ou no perfil que deseja denunciar e clique nos três pontinhos que ficam do lado direito da publicação ou do topo da página (para denunciar o usuário). Em seguida clique em “o conteúdo é inadequado” para ir até a parte de notícias falsas. Ao clicar, diversas opções sobre o motivo da denúncia vão aparecer, a penúltima é justamente “informação falsa”. Ao clicar, sua denúncia será enviada aos funcionários da rede que vão analisa se a publicação, de fato, contém algum tipo de fake news. A punição dada pelo Instagram pode ser desde a remoção do conteúdo até a suspensão da conta do usuário. 

Facebook

Na principal rede social pertencente a Mark Zuckerberg as medidas de bloqueio são muito parecidas com as do Instagram. Ao escolher uma publicação clique nos três pontinhos que ficam do lado direito da postagem. Em seguida clique em “Obter apoio ou fazer denúncia”. Vão aparecer diversos motivos para reportar a postagem ao Facebook, basta escolher o que você acredita ser o motivo e avançar. No caso desta rede social, o usuário também pode bloquear ou deixar de seguir a conta, caso não se sinta confortável vendo esse tipo de conteúdo.

YouTube

A plataforma de compartilhamento de vídeos, pertencente ao Google, tem uma maneira ainda mais rápida. Ao clicar em algum conteúdo e ver que se trata de fake news, você pode clicar nos três pontinhos que ficam no topo do vídeo, do lado direito. Isso fará com que seja aberta uma caixa com a opção “Denunciar” . Ao clicar nela opções sobre o motivo da denúncia aparecerão., entre elas a classificação “Spam ou enganoso”.

Mas e o Twitter e o WhatsApp?

No caso do Twitter e do WhatsApp não é possível classificar conteúdos como enganosos ou “Fake News”. A rede social permite que você até denuncie publicações ou usuários, mas apenas por discursos de ódio, mutilação, abuso (que pode ser bullying), spam ou se não é interessante para você. No caso do mensageiro, o botão de denúncia não dá opções de identificação de “motivo” e apenas oferece a ação de bloquear o contato e apagar toda a conversa, porém, há um número de contato fornecido pelo Governo Federal para fazer denúncias de informações falsas a respeito do coronavírus.

Se você prefere visualizar as formas de denúncia siga o passo a passo abaixo:

COMENTÁRIOS dos leitores