O guia definitivo para comprar o melhor notebook

Especialistas da Acer e da Samsung dão dicas do que levar em consideração na hora de escolher a sua máquina

por Katarina Bandeira sex, 03/04/2020 - 15:40
Freepik Nem sempre aquele seu notebook velho de guerra dá conta do recado Freepik

A quarentena mudou nossos hábitos. Para grande parte das pessoas o simples ato de sair de casa para trabalhar parou de fazer parte da rotina diária. Com o isolamento social necessário para evitar o novo coronavírus, muitas empresas passaram a adotar o esquema de trabalho via home office. Porém, nem todo mundo estava preparado para essa mudança. Afinal, trabalhar de casa envolve ter o equipamento necessário para desempenhar as mesmas necessidades do escritório e nem sempre aquele seu notebook velho de guerra dá conta do recado.

Se você já estava pensando em trocar de computador portátil ou viu surgir a necessidade de ter um por conta da quarentena, mas não faz a menor ideia e como escolher o modelo irá se adequar melhor à sua demanda, sua hora chegou. Conversamos com os especialistas André Teixeira, gerente de produtos da área de notebooks da Acer Brasil e Luciano Beraldo, gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil, para te dar um empurrãozinho na hora de decidir qual será a sua nova máquina. 

Como saber qual processador se adequa às minhas necessidades?

Para André Teixeira a escolha do processador depende bastante da atividade exercida. "Quanto maior o nível de complexidade, maior a exigência não só do processador, mas da configuração como um todo. Para atividades mais simples como leitura de e-mails, chats, redes sociais e navegação na internet podem ser usados processadores com menor clock (capacidade de processamento) como as linhas Celeron e Pentium. Para atividades que exigem um pouco mais de processamento como planilhas, apresentações, sistemas, entre outros, aí já é recomendável a linha Core (i3, i5 e i7) Intel e Ryzen (R3, R5) da AMD", diz. Ele explica que esses processadores, aliados a uma configuração um pouco mais robusta deixam a máquina muito mais fluída na hora de exercer as atividades diárias, aumentando a produtividade e diminuindo o tempo de execução das tarefas.

Qual a memória RAM ideal para quem precisa abrir muitos programas/abas de navegador simultaneamente?

Samsung/DivulgaçãoAo trabalhar em casa, muitas vezes a gente exagera no número de coisas funcionando ao mesmo tempo. Seja porque precisa entrar em um esquema de multitarefas, com diferentes programas abertos, seja porque esqueceu de fechar algumas abas do navegador durante pesquisas. Por isso, se você vai precisar focar em diversas coisas ao mesmo tempo Luciano Beraldo pede um pouco de atenção na memória e nos hábitos de trabalho. 

“Os notebooks desenvolvidos com foco em tarefas básicas do dia a dia estão preparados para possibilitar uma navegação contínua, sem interrupções, com memórias RAM a partir de 4GB. Mas, claro, se você precisa trabalhar com diversos programas abertos ao mesmo tempo, há aparelhos com 8GB ou mesmo 16GB, que potencializam esta experiência”, explica. O especialista da Samsung Brasil também alerta para a consciência do usuário durante o uso do aparelho. “Alguns gestos simples podem otimizar a navegação. Como as abas abertas consomem um número significativo de memória RAM, o ideal é fechar as abas que não estão sendo utilizadas e abri-las novamente quando necessário. Quanto menos abas abertas, menos memória consumida e maior o nível de performance da máquina”, afirma.

Quando investir em uma boa placa de vídeo?

Quem vai ficar em casa, com certeza vai precisar - de vez em quando  - fazer uma videoconferência. Para sustentar salas com diversas pessoas em chamadas de vídeo ambos os especialistas alertam para a necessidade de um bom processador e uma boa placa de vídeo. "A placa de vídeo é uma peça fundamental para usuários que esperam que o notebook tenha capacidade de suportar os jogos atuais, que demandam uma alta performance, e também programas de edição de vídeo e renderização gráfica", explica Beraldo. 

Para quem faz uso muito intenso como criadores de conteúdo, pessoas que usam programas para animação, design, engenharia, arquitetura, fotos, vídeos, André Teixeira. "O ideal é já trabalhar com placas de 4GB, da linha GTX e RTX da NVIDIA. Beraldo concorda "Na Samsung, utilizamos exclusivamente placas de vídeo NVIDIA. 

O que pesa mais na hora do custo x benefício?

Para encontrar o melhor custo benefício na hora da compra André Teixeira chama a atenção para o conjunto. "Se o notebook não tiver uma boa plataforma, com uma placa mãe equilibrada e um sistema de refrigeração eficiente ele não vai conseguir tirar o máximo de componentes como o processador e a placa de vídeo. Por isso, que a escolha da marca é importante também", afirma. 

Ele também faz um alerta para quem está na dúvida sobre SSD ou HD. "No nosso line up, por exemplo, temos diversas opções de modelos “híbridos” com SSD e HD no mesmo notebook. O HD fica para a memória permanente, que são arquivos que não são acessados constantemente, e o SSD é usado para a memória volátil, arquivos recorrentes e sistema operacional. Isso deixa a máquina muito mais rápida e eficiente. Mas a tendência em médio prazo é a migração para SSD", afirma. 

Indicações dos especialistas

Beraldo e Teixeira também aproveitam para indicar modelos, de suas respectivas empresas, que seguem as dicas que eles forneceram durante a reportagem. "Sabemos que o notebook não é um investimento baixo, por isso precisa ter um bom retorno para o usuário. Entender as configurações de acordo com o uso é muito importante para não ter dor de cabeça quando estiver trabalhando (notebook travando, demora para ligar e desligar, abrir arquivos, etc.)", ressalta André.

Samsung: "A Samsung está focada em oferecer notebooks que facilitem a rotina dos usuários e potencializam experiência, seja com foco estudantil, empresarial ou gamer. Os modelos da linha S51, por exemplo, buscam aumentar a produtividade, reunindo recursos avançados de desempenho e design favorável para mobilidade. A linha Odyssey proporciona o mais alto nível para jogos, enquanto a Flash disponibiliza ferramentas para modernizar os métodos de educação. As linhas Essentials e Expert, por sua vez, combinam desempenho e segurança, tanto para atividades profissionais quanto de lazer". 

Acer: "Nos últimos anos percebemos que muitas pessoas que compram nossos notebooks gamers usam não só para jogar como também para trabalhar, pois eles têm um desempenho absurdo. Então, para esse tipo de uso recomendamos nossas linhas Nitro, Predator, além da linha ConceptD que está sendo lançada esse ano. Portanto, a Acer possui todas as configurações necessárias para qualquer atividade nas linhas Aspire 3 e Aspire 5".

COMENTÁRIOS dos leitores