Polícia Federal alerta para golpes virtuais nesta Páscoa

Criminosos estão roubando dados com falsa promoção de ovos de chocolate gratuitos. Confira dicas de como se proteger

por Paula Brasileiro sex, 10/04/2020 - 11:21
Pixabay Além do WhatsApp, o golpe também é aplicado pelo Facebook Pixabay

Com a proximidade da Páscoa, a ser comemorada no próximo domingo (12), a Polícia Federal (PF) alerta para um novo golpe que promete ovos de chocolate gratuitos em nome de grandes marcas. O crime está sendo cometido através do WhatsApp e Facebook, com o envio de, pelo menos, seis links diferentes. Somente em três dias em que o golpe foi aplicado na última semana, mais de 560 mil pessoas já foram lesadas.  

As supostas promoções prometem a entrega de ovos de páscoa gratuitos nas residências das pessoas alegando que os mercados “cancelaram suas compras dos ovos por causa da pandemia” do coronavírus. O golpe usa os nomes de grandes marcas, como Cacau Show e Nestlé.  A partir daí, são enviados links que roubam dados pessoais e financeiros das vítimas. Mais de 560 mil brasileiros já foram pegos, só na última semana. 

Segundo a PF, é comum que bandidos virtuais usem datas comemorativas, como Páscoa e Natal, para aplicar golpes desse tipo. Através de links suspeitos e questionários que coletam informações básicas das pessoas, eles conseguem roubar dados e, até mesmo, clonar contas de redes sociais. A Polícia ensina algumas técnicas para se proteger desses golpes. 

COMO SE PROTEGER:

1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. 

2. Cuidado com o imediatismo e sensacionalismo de mensagens tais como: ”promoção durará até hoje”, “faça seu cadastro agora”, “urgente, não perca essa oportunidade”, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.

3. Certifique-se no site oficial da empresa sobre a veracidade, através do SAC-Serviço de Apoio ao Consumidor se o está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, as empresas já se manifestaram alertando e esclarecendo que são falsas as informações sobre as promoções de ovos de páscoa grátis sendo entregues na residência das pessoas.

4. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas.

5. Jamais preencha nenhum formulário fornecendo ou repassando informações sobre senha de banco, conta bancária, dados financeiros, benefícios, dentre outros.

6. Preste atenção nos erros de português dos anúncios e veja sempre a terminação dos links se tem a grafia .com.br ou ,gov.br

7. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;

8. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.

 

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores