Celulares são usados para monitorar isolamento

Mapa da Covid-19, criado pela In Loco, mostra como está a quarentena brasileira. Pernambuco mantém 55,9% da população em casa

por Katarina Bandeira qua, 22/04/2020 - 16:19
In Loco/Reprodução Mapa é atualizado a cada dois dias In Loco/Reprodução

Seu celular pode dizer para onde você está indo durante a pandemia do novo coronavírus. É isso que espera o novo serviço de monitoramento lançado pela In Loco. A empresa recifense, que cresceu oferecendo serviços de geolocalização, desenvolveu um mapa que mostra como está o nível de isolamento nos estados e municípios do país. A ideia é deixá-lo disponível para ajudar órgãos públicos e autoridades no combate à disseminação da Covid-19.

Como funciona

A partir de uma base de dados com mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil, a empresa criou o Índice de Isolamento Social. Dessa forma é possível mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais apontam maior distanciamento social, porém respeitando a privacidade de cada usuário. 

De acordo com a empresa, a tecnologia utilizada é 30 vezes mais precisa que o GPS e é integrada em aplicativos de parceiros da companhia para fins de segurança, autenticação e contagem de visitas a estabelecimentos. A única informação coletada dos dispositivos móveis é a sua localidade. Os dados coletados são criptografados e agregadas por bairro, tornando-se dados estatísticos e preservando a privacidade das pessoas. 

A companhia tem disponibilizado os resultados de forma gratuita, para órgãos públicos de todo o Brasil. Governos estaduais de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e as prefeituras do Recife, Teresina e Aracaju, são alguns dos parceiros da iniciativa que permite intensificar as ações de conscientização para a população. 

 Dados de Pernambuco

Com informações atualizadas a cada dois dias o Mapa da Covid-19 mostra que o ápice da quarentena no estado se deu no dia 22 de março, com quase 70% da população em isolamento. Porém, dados da InLoco mostram que os cidadãos pernambucanos estão burlando o distanciamento necessário entre a população, uma vez que esse número caiu para 55,9% de "isolados". Mesmo assim, Pernambuco aparece como o terceiro estado em que mais pessoas aderiram a quarentena. 

Embed:

Mas é seguro?

Uma das preocupações desse tipo de monitoramento é justamente quanto a segurança de dados pessoas. A respeito desse ponto, a empresa afirma que não consegue identificar diretamente os usuários dos smartphones mapeados. “A única informação coletada é a localidade do aparelho, por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Portanto, não temos acesso aos dados de identificação civil como nome, RG, CPF e endereço de e-mail, por exemplo. No caso do Índice de Isolamento Social, os relatórios enviados para os órgãos públicos e autoridades contém apenas dados cartográficos e estatísticos. Neles é possível ver o percentual de pessoas que não se deslocaram de seus bairros”, explicou André Ferraz, CEO da In Loco.

COMENTÁRIOS dos leitores