Página expõe marcas que financiam sites de fake news

‘Sleeping Giants Brasil’ tem como objetivo fazer grandes empresas retirarem seus anúncios de páginas que compartilham notícias falsas

por Paula Brasileiro sex, 22/05/2020 - 09:49
Reprodução/Twitter O perfil já conta com mais de 190 mil seguidores. Reprodução/Twitter

Mais de 190 mil pessoas se uniram contra a disseminação de fake news em um perfil do Twitter. A conta Sleeping Giants Brasil, versão nacional da página americana com fins semelhantes, foi aberta na última segunda (18), com o objetivo de ‘enquadrar’ marcas e empresas que financiam sites que estejam veiculando notícias falsas. Em poucos dias, o perfil agregou uma enormidade de seguidores e já conseguiu retorno positivo de seis grandes empresas. 

Com a ajuda dos seguidores, a conta identifica empresas que estejam fazendo publicidade em sites que compartilham notícias falsas e entra em contato com elas sinalizando o fato. A versão brasileira do perfil foi fundada por um estudante que pesquisa as fake news. Em entrevista ao El País, o rapaz - que preferiu não se identificar - falou sobre a iniciativa. “Sempre pensei em formas de combater notícias falsas, mas nunca havia encontrado uma eficiente até que descobri essa maneira simples de aplicar usando a desmonetização”.

Em apenas uma semana de existência, a Sleeping Giants Brasil já conseguiu mais de 190 mil seguidores e alcançou seis grandes marcas que responderam às suas solicitações retirando anúncios de páginas que contenham fake news. Entre as empresas que se manifestaram diante da ‘chamada’ do público estão o Banco do Brasil, Dell e O Boticário. 

Mas, além de conquistar seu objetivo, garantindo a desmonetização dos sites que veiculam notícias enganosas, a página tem gerado também desconforto em algumas pessoas. O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro reclamou, na mesma plataforma, da ação: “Marketing do @BancodoBrasil pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas. Não falarei nada pois dirão que estou atrapalhando..... agora é você ligar os pontinhos mais uma vez e eu apanhar de novo, com muito orgulho”, disse. A reclamação funcionou e o Banco do Brasil retomou os anúncios no site.

COMENTÁRIOS dos leitores