PicPay terá 'pagamento facial' após o fim da quarentena

Além do QR Code, clientes poderão fazer compras utilizando reconhecimento facial

por Katarina Bandeira sex, 29/05/2020 - 11:37
PicPay/Divulgação Serviço começará primeiro em São Paulo PicPay/Divulgação

O PicPay resolveu dar um passo a mais na forma como seus clientes fazem as compras. A empresa anunciou que, após a quarentena, além do uso do QR Code para transações financeiras começara a trabalhar com o reconhecimento facial para finalizar pagamentos. A iniciativa deve ser inaugurada primeiro na cidade de São Paulo, em parceria com o banco Original.

De acordo com a empresa, a novidade vem em um momento que o contato entre pessoas e objetos ainda precisa ser feito com cuidado. "Desde que a quarentena foi estabelecida, o uso de carteiras digitais e transações eletrônicas têm crescido no País, acelerando a mudança de hábitos da população. Já o reconhecimento facial representa a nova fronteira dessa transformação digital em pagamentos, que continuará acentuada no mundo pós-coronavírus", explica a empresa, em comunicado.

Como funciona o pagamento

Por conta das diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em que o reconhecimento facial só pode ser utilizado apenas com o consentimento do usuário, o PicPay vai cadastrar o rosto dos colaboradores do Banco Original. Consentida a autorização a dinâmica é simples, o usuário PicPay se posicionar na frente de um tablet ou smartphone para ter sua identidade confirmada. Em seguida, o atendente libera a cobrança direto para o aplicativo do cliente, que recebe uma notificação e precisa verificar o valor para confirmar a compra. 

COMENTÁRIOS dos leitores