Mark Hamill se une a tag que tenta derrubar o canal XMG

A pedido de um seguidor brasileiro, ator de Star Wars tuitou #YouTubeApoiaRacista contra a permanência do canal na plataforma

por Katarina Bandeira sex, 05/06/2020 - 14:50
© 2017 Lucasfilm Ltd. Ator tuitou #YouTubeApoiaRacista contra a permanência do canal © 2017 Lucasfilm Ltd.

A polêmica envolvendo o canal XMG, anteriormente conhecido como 'Xbox Mil Grau', parece não ter encerrado. Depois da própria Microsoft se posicionar a respeito dos comentários racistas feitos pelos influenciadores, e exigir a retirada do nome de seus produtos do conteúdo do canal, foi a vez de Mark Hamill também tomar partido na discussão.

O intérprete de Luke Skywalker, de Star Wars, havia postado no Twitter o apoio ao colega de elenco John Boyega, que interpreta o personagem Finn, na nova trilogia da série, quando foi abordado por um fã brasileiro que pedia apoio para tirar o canal do ar, no YouTube. Matheus Bigogno, escreveu para Mark - em inglês - "Aqui no Brasil nós estamos tentando derrubar um canal do Youtube racista e homofóbico. Você poderia, por favor, tuitar #YoutubeApoiaRacista?". Rapidamente, o ator tuitou a hashtag ao lado das bandeiras do Brasil e LGBT.

Embed:

O motivo da criação da hashtag é que, mesmo após o banimento do canal da Twitch e a proibição deles de compartilhar qualquer conteúdo envolvendo os produtos da Microsoft, o YouTube não removeu o canal da sua plataforma. O canal teve vídeos removidos devido à "violação de diretrizes", sobrando apenas um vídeo disponível ao público. Outros conteúdos foram marcados como "privados" pelos responsáveis pelo canal antes da remoção.

Em nota, a empresa afirmou que “O YouTube repudia veementemente todas as formas de preconceito. Trabalhamos constantemente para elaborar e agir de acordo com nossas políticas, dando aos usuários os recursos necessários para sinalizar conteúdos que julguem violar essas regras. Por esse sistema, tomamos conhecimento do conteúdo do Canal XBOX Mil Grau, que teve conteúdos removidos por violação de nossas diretrizes e ação do YouTube conforme nossas políticas de avisos”.

No entanto, não esclarece quantos conteúdos foram removidos ou se a decisão resultará na suspensão do canal. Na tarde da última quinta-feira (04), Ricardo Regis, jornalista e ex-integrante do canal Nautilus, divulgou um compilado de imagens de transmissões do XMG que mostram conteúdos de cunho racista, transfóbico e misógino. Ele levantou a hashtag #YoutubeApoiaRacista e pediu que usuários do Twitter denunciassem os conteúdos. 

COMENTÁRIOS dos leitores