Google Fotos muda e deixa experiência mais ágil

Nova versão pretende ajudar usuários a encontrar e reviver momentos especiais e também a esquecer os indesejados

por Katarina Bandeira qui, 25/06/2020 - 16:49
Google/Divulgação Novidade deve chegar para todos os usuários em breve Google/Divulgação

O Google anunciou novidades para seu aplicativo de fotos, tentando tornar a experiência do usuário ainda mais ágil. A ferramenta foi redesenhada para dar mais destaque as imagens e vídeos, além de colocar a "busca" mais em evidência, com uma nova estrutura de três abas. Outra adição importante foi a possibilidade de habilitar um mapa, para saber exatamente onde suas fotos foram tiradas. 

A aba principal permanece mostrando todas as suas imagens, porém, as miniaturas ganham formatos maiores e são exibidas junto aos trechos de vídeos. Bem no alto será possível perceber um grande carrossel chamado de Memórias ou Recordações. Para ajudar a encontrar registros mais específicos o Google garante uma nova visualização em forma de mapa interativo. A aba “biblioteca” virou um grande agregador de pastas, com os álbuns, as Favoritas, a Lixeira, o Arquivo, etc. Para usuários dos Estados Unidos, da União Europeia e do Canadá, será possível ver a Loja de Impressão, que oferece produtos impressos com as imagens.

Visualização em formato de mapa

Na nova aba de busca será possível encontrar uma visualização em forma de mapa interativo. Os usuários vão poder aproximar ou afastar a imagem com os dedos em formato de pinça para explorar fotografias de viagens, ver os lugares mais fotografados perto da sua casa ou encontrar aquela foto antiga.

Para quem habilitou a localização na câmera do aparelho, o Histórico de Localização ou a localização preenchida à mão, é possível organizar e buscar fotos por local no aplicativo – e agora essas imagens também vão aparecer no mapa. Os usuários que desejarem mudar essa configuração podem controlar as edições ou desabilitar o Histórico de Localização e a permissão para usar localização na câmera.

Outro recurso que ganhou uma atualização foi o "memórias" ou "recordações'. A aba vai selecionar o que ela entender como as melhores fotos de você ao lado dos amigos e da família em diferentes anos, além dos destaques da última semana.

Quem gostas das colagens feitas pelo Google (filminhos, colagens, animações, fotos estilizadas e outras) vai perceber que eles saíram da aba “Para você” (que não existe mais) e foram para as “Memórias”. Quem quiser "esquecer" alguma delas também vai poder ocultar pessoas ou períodos específicos, bem como controlar o tipo de Memória recebida.

COMENTÁRIOS dos leitores