Saiba como escolher o melhor fone de ouvido para você

Especialista da HyperX, Iuri Santos, dá dicas para decidir o Headset que mais se adéqua a sua necessidade

por Katarina Bandeira sex, 03/07/2020 - 12:38
HyperX/Divulgação De acordo com especialista, Iuri Santos, cancelamento de ruído não é essencial HyperX/Divulgação

A necessidade do isolamento social mudou nosso relacionamento com o mundo digital. Com o aumento do uso da internet para atividades além do lazer, passamos a usar fones de ouvido não só para escutar nossas músicas favoritas, mas também para participar de reuniões de trabalho,  gravar e transmitir partidas de jogos e participar de lives em redes sociais. Com tudo isso, a importância de uma boa qualidade de áudio tornou-se essencial. 

Para te ajudar a entender como encontrar um fone ou headset que melhor irá se adaptar a sua necessidade, conversamos com  Iuri Santos, gerente de tecnologia da HyperX no Brasil, divisão gamer da Kingston Technology que, há 18 anos, desenvolve produtos gamers  como memórias de alta velocidade, SSDs, headsets, teclados, mouses, carregadores para controles de console, pendrives e mousepads.

"Cada fone de ouvido ou headset (fone com microfone) tem uma finalidade que o torna melhor ou mais adequado para determinado fim. O ideal é escolher pensando sempre em seu uso principal. Por exemplo, se a pessoa ouve muita música e joga pouco videogame, deve escolher um headset que seja pensado na qualidade musical e que consequentemente, será também um produto adequado para o jogo", explica Iuri. De acordo com ele, headsets mais completos em termos de recursos e especificações acabam atendendo com maestria uma maior gama de situações, podendo ser considerados quase como um coringa.

O gerente de tecnologia afirma que, mesmo para quem tem pouco contato com jogos eletrônicos, um headset gamer de alta qualidade é um dos melhores modelos para o dia a dia, por conta da preocupação com a qualidade do áudio.  "O jogador precisa de um produto confortável, pois vai passar horas jogando e seu desafio deve ser vencer os adversários e não o equipamento que vai usar para interagir. Esse conforto é perfeito não apenas para jogar durante horas, mas também para trabalhar, usar durante uma viagem mais longa, até mesmo deitar na cama e relaxar ouvindo algo antes de dormir", explica.

Cancelamento de ruído não é essencial

Para o especialista ruídos externos podem atrapalhar a imersão, dependendo da atividade exercida pela pessoa, seja no ambiente de um jogo, assistindo a um filme ou ouvindo uma música. "Porém, uma tecnologia de cancelamento ativo de ruído só se torna essencial se o isolamento acústico natural do headset não for realmente bom", diz Iuri. Para ele um headset que se adapte a cabeça e as orelhas dos usuários são uma melhor opção. 

"Com essa combinação, para a maioria das situações normais de uso, não há necessidade do ANC (Active Noise Canceling), tecnologia que cancela o som captado pelos microfones mas, em compensação, produz e satura o ouvido com outros ruídos que não seriam escutados e isso pode causar certo desconforto, principalmente no uso prolongado", explica.

Eu escolho você

Na hora de escolher o produto Iuri Santos sugere primeiro observar o conector do dispositivo. "Primeiro deve-se verificar o tipo de conector. Há modelos P3, comum em celulares, tablets e controles dos principais videogames, USB, ou ainda um modelo que acompanhe um divisor de P3 para 2 P2 para conectar ao computador. Há também headset sem fio, com conexão via wireless ou bluetooth", diz e afirma que é importante evitar usar adaptadores que não venham junto com o produto. 

Recursos de som surround, de equalização especial e se o microfone é removível ou não, também devem ser observados. "Esses detalhes, muitas vezes fazem um grande diferencial no momento da escolha do headset pensando no principal uso que ele terá. Uma vez que possua a conexão e os recursos desejados, o ideal é procurar pelo headset que apresente a melhor qualidade sonora", diz o gerente.

 A especificação de frequência de resposta é um dos indicadores dessa qualidade. "Ele traz dois valores, um mínimo e um máximo, geralmente um em Hertz (Hz) e um em quilohertz (kHz) ou dezenas de milhares de Hertz. Quanto menor o valor mínimo significa que o headset é capaz de reproduzir frequências mais graves com fidelidade, ou seja, um som bem grave será realmente o som gerado e não apenas um chiado ou simplesmente a falta de algum detalhe daquela frequência sonora", explica, Iuri e completa "Quanto maior o valor, mais sons agudos podem ser reproduzidos com fidelidade. Assim, esse é um bom atributo para verificar qual dos headsets deveria ter um melhor som sendo ambos designados para o mesmo fim", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores