Comunidade do Pilar terá internet Wi-Fi gratuita

Projeto Pilar Conectado vai disponibilizar fibra óptica para mais de 800 pessoas

por Katarina Bandeira ter, 14/07/2020 - 12:06
Beto Oliveira/Porto Digital Um dos objetivos da ação é auxiliar jovens nos estudos feitos de forma remota Beto Oliveira/Porto Digital

O Porto Digital anunciou nesta terça-feira (14), uma parceria com empresas de telecomunicações e tecnologia para manter uma rede fibra óptica na Comunidade do Pilar, no bairro do Recife. A intenção da ação, batizada de Pilar Conectado, é ajudar crianças e jovens a continuarem seus estudos de forma remota, prática que vem se tornando necessária em tempos de distanciamento social,necessário desde a chegada do novo coronavírus. Além disso, proeto quer melhorar a qualidade de vida dos demais moradores da região.

A rede, que já está em fase de testes, conta com 13 pontos de Wi-Fi espalhados pelo Pilar. Eles podem ser expandidos para 17, dependendo da demanda popular e oferecem velocidade de download e upload de até 150 MB, divididos entre os usuários. "São todos pontos de acesso. Eles têm como função principal pegar o sinal físico do cabo e replicar para os equipamentos. Como um roteador em casa, mas sendo um equipamento de maior porte", explica Júlio Gil Filho, da Elcoma Vagalume - uma das parceiras do projeto.

Foram investidos cerca de R$ 130 mil para a implementação da ação, entre equipamentos e manutenção da rede, em um primeiro momento. "Esses equipamentos conseguem dar conta de até 300 ou 400 pessoas, mas na prática atende 100 pessoas com conforto. Mapeamos que podem existir algumas regiões de sombra e podemos expandir em mais quatro pontos, totalizando 17, sem nenhum custo extra. Estamos monitorando, acompanhado para se houver necessidade fazermos essa escalada", afirma Gil filho.

De acordo com o parque tecnológico, ao todo são 600 celulares e 100 laptops utilizados por 300 famílias da comunidade. A previsão é que a rede atenda cerca de 875 pessoas na área, que engloba quatro prédios do conjunto habitacional, além de barracos ao redor da Igreja do Pilar, Rua de São Jorge e Rua do Ocidente. Segundo dados do Porto Digital, durante os testes, já foram contabilizadas cerca de 100 pessoas usando a rede simultaneamente, por dia, sem atingir 50% capacidade de navegação.

Além do Porto Digital, outras empresas como Elcoma Vagalume, Avantia, UmTelecom e Lemos Telecom, com apoio do Softex Recife, CESAR e Instituto Qualidade no Ensino, apoiam o projeto. A iniciativa ainda prevê ações educativas sobre prevenção e cuidados durante a pandemia.

COMENTÁRIOS dos leitores