Será que ainda vale a pena comprar um console mais antigo?

Especialista explica vantagens e desvantagens de comprar um videogame de geração atual e da nova geração

por Katarina Bandeira sex, 07/08/2020 - 13:41
Pixabay Para o público brasileiro os gastos são um dos fatores cruciais para a aquisição Pixabay

Com o Playstation 5 e o Xbox Series X chegando no final do ano, muita gente se pergunta se ainda vale a pena comprar um console da geração atual ou, até mesmo, um mais antigo. Será que você estará jogando fora o seu dinheiro se preferir adquirir um PS4 ou Xbox One no final do ano? Conversamos com Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers, para tirar dúvidas a respeito das vantagens e desvantagens na hora de escolher a geração do seu videogame.

“O que o pessoal espera em questão de console é quais são os serviços que vão vir atrelados a eles. Eu investi num console da geração atual, mas quero comprar um novo, vou poder levar meus produtos?”, questiona Silva. Ele cita que, para o público brasileiro os gastos são um dos fatores cruciais para a aquisição dos novos videogames. 

O head de Gaming, que também faz parte da produção da Pesquisa Game Brasil (PGB), cita dados do estudo realizado em março deste ano, que afirmava que 37,8% do público gamer deseja adquirir um dos novos aparelhos assim que estiverem disponíveis. “O público brasileiro está mais cauteloso é um investimento alto em um produto que você vai ficar por uns bons anos, você não vai trocar tão rapidamente”, explica.

“A PGB aconteceu antes da pandemia, então a realidade de valores que nós tínhamos era uma. Agora ela é outra. Quando a gente pega a pesquisa 27,4% das pessoas achavam que os consoles novos chegariam próximos aos 5 mil reais, esse número hoje talvez seja até maior”, afirma, Silva, citando o aumento o preço do dólar e as consequências econômicas causadas pela pandemia de Covid-19. “O público mais casual vai esperar um pouco mais”, garante.

Biblioteca de jogos 

Um medo que ronda a mente de quem quer investir em um PS4 o Xbox One é a variedade de jogos. Com a chegada da nova geração de videogames a tendência é que as desenvolvedoras foquem em criar novas histórias para esses poderosos dispositivos. Porém, para Silva, essa será uma mudança gradual, que não deve acontecer de sopetão. “Quando a gente fala de Xbox One, por exemplo, você pode assinar o Game Pass. A assinatura faz com que você tenha acesso a muitos jogos, inclusive, atuais. Então, você vai ter um leque de opções que, com certeza, vai aproveitar durante muito tempo”.

Ele lembra também que, apesar da Sony não oferecer o mesmo serviço, a PS Store também possui jogos que envelheceram bem com o tempo. “Se você pegar o The Witcher 3, por exemplo, é um jogo lá do começo 2015, que até hoje faz sucesso. com certeza se você comprar um console da geração atual hoje, ou no final do ano, você vai ter um produto na mão que valeu a pena investir”, pontua. 

O PS4 e o Xbox One foram lançados em 2013 e nesse meio período diversos jogos foram lançados, remasterizados, tiveram reboots. Os últimos exclusivos do dispositivo da Sony, foram, inclusive, lançados na metade de 2020. “A troca de geração não é tão brusca. A gente vai viver uma entressafra. Vivemos isso na mudança do PS3 para o PS4 e do Xbox 360 para o One”, afirma. “O entretenimento de videogames vai continuar acontecendo, seja em uma plataforma antiga ou nova”, completa.

Bugs e pequenos problemas

Para Silva, os problemas encontrados nos videogames mais antigos, como as três luzes do Xbox ou a luz azul do PlayStation, ficaram no passado. “Hoje, tecnologicamente, os consoles dão muito menos problemas do que antigamente, mas existe este risco. Quando a primeira leva do mercado chegar a gente vai começar a entender algumas coisas que podem surgir", observa. 

Mas, ele acredita que as grandes empresas compreendem o perfil do gamer atual, que é mais exigente do que a geração anterior, principalmente, por estar disposto a investir valores altos nos produtos. “Hoje, a gente está em uma evolução, tanto a Sony quanto a Microsoft tem ‘nohow’ para poder proporcionar isso. Acredito que isso vai ser mínimo”, pontua.

Veredito 

Para o head de Gaming as duas compras valem a pena. Na nova geração “você vai ter uma plataforma que estará ativa durante muitos anos e você vai poder experimentar e experienciar os jogos novos. Vai poder aproveitar aquilo tudo em primeira mão”, diz o especialista sobre uma compra do PS5 ou Xbox Series X. Já para quem quer comprar os da leva atual de videogames, a biblioteca de jogos e o preço fazem um bom diferencial na aquisição. Resta saber o preço das novidades. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores