Apple dá ultimato para Epic atualizar Fortnite

Empresa tem até 28 de agosto para atualizar o aplicativo ou será banida do 'do Apple Developer Program'

por Katarina Bandeira ter, 18/08/2020 - 11:26
Freepik Apple afirma que não vai ceder a pressão feita pela Epic Freepik

A novela protagonizada pela Epic Games e a Apple ganhou data para acabar, ao menos é isso que esperam os executivos da maçã após dar um ultimato para a desenvolvedora de Fortnite. A gigante foi taxativa ao afirmar que não abrirá uma exceção para a empresa, que violou as regras de pagamento da App Store após incluir um sistema de pagamento próprio dentro do jogo para burlar a taxa de 30% cobrada pela Apple.

Nos últimos dias, a Epic revelou que a Apple está ameaçando revogar seu acesso às ferramentas de desenvolvedor iOS e Mac, removendo-a do Apple Developer Program. Para permanecer, a companhia teria que retirar a atualização de processamento de pagamento introduzida no Fortnite na semana passada.

De acordo com o site The Verge, a maçã afirma que quer manter a empresa como parte do Apple Developer Program e seus aplicativos na App Store, mas que esse é um problema que a Epic criou para si mesma. A solução, ainda segundo a Apple, seria simples. Basta os desenvolvedores "enviarem uma atualização de seu aplicativo que o reverta para cumprir as diretrizes com as quais concordaram e que se aplicam a todos os desenvolvedores. Não abriremos uma exceção para a Epic porque não achamos certo colocar seus interesses comerciais à frente das diretrizes que protegem nossos clientes", disse.

O 'jeitinho' da Epic

A atualização de Fortnite  que levou a todo esse embate é polêmica porque foi projetada para contornar as diretrizes da loja de aplicativos. A Apple exige que os desenvolvedores usem seus sistemas de pagamento para compras no aplicativo de produtos digitais como V-bucks, dando à empresa 30% dos ganhos. Essa regra é feita apenas para itens digitais como Skins de jogo, por exemplo, e não se aplica à alimentos ou objetos que serão recebidos fisicamente. 

Por conta do 'jeitinho' que a Epic Games tentou dar nesta nova atualização a Apple e o Google removeram o Fortnite da App Store e da Play Store. Em resposta, a empresa entrou com ações judiciais processando as duas gigantes por práticas anticompetitivas. A Epic também entrou com um pedido liminar pedindo aos tribunais que impeçam a Apple de cortá-la do programa de desenvolvimento, mas está correndo contra o tempo, uma vez que a Apple estabeleceu 28 de agosto como prazo final para as alterações no jogo.

COMENTÁRIOS dos leitores