Falso golpe do WhatsApp é, na verdade, uma atualização

Boato que diz que mensagem dentro da plataforma poderia clonar aparelho é falsa

por Katarina Bandeira sab, 22/08/2020 - 10:58
Pixabay Mensagem que aparece no aplicativo foi enviada pelo próprio WhatsApp Pixabay

Na semana passada, o WhatsApp começou a exibir uma mensagem dentro do aplicativo informando sobre as novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que começou a valer oficialmente no último dia 14 de agosto. O aviso, que é exibido acima das conversas, acabou assustando alguns usuários que passaram a avisar seus contatos de que o anúncio se trataria de um golpe para clonar o telefone. 

“Se aparecer isso no celular de vcs não clique pois isso ‘clona’ o celular. É um novo golpe cuidado”, diz a mensagem compartilhada com uma foto de onde estaria o anúncio. O alerta, porém, é falso. Apesar de, muitas vezes, cibercriminosos tentarem utilizar as redes sociais para roubar dados, desta vez a mensagem é realmente dada pelo WhatsApp e informa sobre uma pequena mudança na política de privacidade da empresa para se adequar a legislação brasileira. 

Ao clicar no anúncio - que aparece apenas uma vez - o usuário é redirecionado para uma página do próprio mensageiro explicando a mudança. Não há risco de clonagem, vírus ou outro tipo de golpe. "De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil, você tem o direito de acessar, corrigir, portar, eliminar seus dados, além de confirmar que tratamos seus dados. Saiba mais sobre seus direitos e como você pode exercê-los acessando nossos artigos de ajuda para iPhone, Android e KaiOS”, diz parte da mensagem enviada pelo WhatsApp.  

COMENTÁRIOS dos leitores