Grupo usa WhatsApp para roubar contas do Instagram

Mensagem diz que conta no aplicativo será removida por violação de direitos autorais e induz usuário a fornecer login e senha

por Katarina Bandeira qua, 02/09/2020 - 10:36
Freepik Golpistas tentando induzir usuário a digitar login e senha da rede social em link falso Freepik

Um grupo de hackers está se passando por funcionários do Facebook para tentar roubar dados de usuários do Instagram. Os cibercriminosos têm enviado mensagens no WhatsApp das vítimas dizendo que a conta na rede de compartilhamento de fotos violou direitos autorais e será permanentemente deletada em 48 horas, caso o usuário não acesse o perfil pelo link disponibilizado pelos golpistas. 

O golpe acontece todo em inglês, mas chegou a atingir contas de perfis brasileiros como o do "Vagas em Jornalismo", com grande número de seguidores. Felizmente, as moderadoras da página suspeitaram da mensagem e conseguiram driblar os cibercriminosos. 

A mensagem enviada para as vítimas em potencial diz o seguinte:

"Olá, usuário do Instagram. Parece que sua conta está violando nossos direitos autorais.  Sua conta será permanentemente deletada de nossos servidores em 48 horas, a menos que você nos dê um feedback. Se você acha que nós estamos removendo sua conta acidentalmente, clique no link e verifique sua conta do Instagram e preste atenção nas infrações de licenças e privacidade de usuário". Em baixo da mensagem o link falso e a assinatura, com endereço, do Facebook.

Ao clicar no link ele não abre o aplicativo, mas vai para uma página adicional que pede o login e a senha e assim faz com que os cibercriminosos tenham todas as informações para roubar seus dados.  O golpe é chamado de phishing e é uma prática comum usada por cibercriminosos para roubar dados pessoais de usuários, geralmente feita via e-mail, mas que também pode ser encontrada em redes sociais e consiste no envio do link falso para roubar dados.  Confira dicas para se proteger

Depois de roubado não é possível recuperar a conta do Instagram. Por isso, para evitar esse tipo de cilada, uma das dicas que pode ajudar é a autenticação em duas etapas ou, até mesmo, evitar entrar na rede social por links dados por terceiros. 

COMENTÁRIOS dos leitores