Olinda recebe 137 celulares para o combate de arboviroses

Agentes de endemias devem voltar a fiscalizar casos de Dengue, Zika e chikungunya

por Katarina Bandeira sex, 04/09/2020 - 10:58
Miva Filho/SES-PE Smartphones vêm com aplicativo específico para ajudar no monitoramento Miva Filho/SES-PE

Agentes de saúde de Olinda receberam, na última quinta-feira (3), 137 novos smartphones para ajudar no combate a dengue, zika e chikungunya. Ofertados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), eles têm acesso ao aplicativo e-visit@PE, que proporciona mais agilidade ao trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência das arboviroses.

A entrega marca a volta dos agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores, supervisores e técnicos da Marim dos Caetés, pertencente à I Gerência Regional de Saúde (Geres). Para evitar aglomerações a solenidade de entrega aconteceu apenas com os supervisores dos serviços, no auditório da Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

Com os decretos de isolamento social, iniciados em março para evitar o contágio pelo novo coronavírus, os municípios foram orientados a capacitarem os agentes em novas tecnologias fornecidas pelo Estado. De acordo com a SES-PE, Olinda conseguiu avançar nos trabalhos, o que possibilitou a entrega dos smartphones equipados com a tecnologia. 

Pelo aplicativo, os agentes podem localizar as casas precisam receber visitas, selecionar o tipo de visita a ser feita e digitar as informações como os focos encontrados e tratados. Ainda é possível fazer upload de imagens e compartilhar, em tempo real, todos os dados com os gestores municipais e estaduais.

Dados

De acordo com a SES-Pe, até o dia 22 de agosto, Pernambuco contabilizou 26.216 casos de dengue (5.628 confirmados), 4.081 de chikungunya (934 confirmados) e 1.633 notificações para zika (com 12 confirmações).  Para aumentar o combate às doenças, até o momento, já foram entregues 1.959 smartphones para profissionais de 124 municípios do Estado A expectativa do órgão de saúde é que, até o fim de setembro, todos os agentes de endemias das cidades também tenham sido treinados para uso da ferramenta e sejam entregues 3,3 mil smartphones, no total. 

COMENTÁRIOS dos leitores