Conheça três novos recursos do WhatsApp para o dia a dia

Novidades ajudam a tornar experiência com o mensageiro mais ágil

por Katarina Bandeira sab, 12/09/2020 - 15:30
Pixabay Alguns dos recursos funcionam apenas para usuários beta do mensageiro Pixabay

O Whatsapp é, sem dúvidas, o serviço de mensagens mais usado pelos brasileiros. Você pode até preferir o Telegram, mas com certeza não é lá que está a maioria dos seus amigos e colegas de trabalho. Para ajudar a otimizar ainda mais o uso do mensageiro, separamos três novidades que ou já chegaram ou estão chegando no app. Confira:

Embed:

QR code para contatos

Já pensou em adicionar contatos sem precisar digitar o número no seu celular? O WhatsApp pensou. De acordo com a própria empresa de Mark Zuckerberg, digitar o número é coisa do passado, a moda agora é (ou deveria ser), escanear o QR Code. Basta entrar nas configurações do seu aparelho e clicar no ícone do recurso. Você poderá ter acesso ao seu próprio QR Code, ou - na aba ao lado - acessar a barra para escanear o novo contato. 

Pesquisa por categoria

Este recurso está disponível tanto para Android quanto para iOS e permite que você possa fazer pesquisas por categoria de assunto ou arquivo. Ao procurar por algo na aba em que ficam todas as conversas, o aplicativo apresenta categorias para agilizar a busca. Fotos, vídeos, links, Gifs, áudios e documentos podem ser encontrados separadamente, sem que o usuário precise primeiro pesquisar a conversa em que eles teriam sido enviados. A facilidade é justamente não precisar ir em cada conversa, individualmente, para achar algo no aplicativo.

Uso de armazenamento

Esta é uma opção que, por enquanto, está disponível apenas na versão beta do mensageiro, mas deve chegar, em breve, para todo mundo. Ela fica nas configurações e diz a quantidade de arquivos que foram compartilhados em um grupo ou conversa e o tamanho ocupado com eles. Isso serve para que você saiba o que o WhatsApp está armazenando, o tamanho desses arquivos e quantos tipos de informações foram compartilhadas ali.

Porém, este recurso não permite que você clique nessas categorias e seja direcionado para uma pasta ou algo do tipo. Ele funciona apenas em caráter informativo, dizendo o número de fotos e o tamanho total delas, o número de figurinhas, mensagens de áudio, vídeo, gifs, documentos e muito mais. Tudo isso ajuda você a ponderar o que vale a pena excluir para ganhar mais espaço de armazenamento, afinal, já diz o ditado informação é poder. 

COMENTÁRIOS dos leitores