'Cyberpunk 2077' terá sincronia labial em todos os idiomas

Inteligência artificial identifica fonemas e tons de vozes para adaptar lábios na animação

por Alfredo Carvalho qua, 21/10/2020 - 15:32
Divulgação / CD Projekt RED Cena do game "Cyberpunk 2077" Divulgação / CD Projekt RED

No game "Cyberpunk 2077" (CD Projekt RED), todos os personagens terão os lábios sincronizados com as falas em dez idiomas, entre eles, o português brasileiro. A novidade foi apresentada pela empresa de tecnologia 3D JaliResearch, que demonstrou em um vídeo como funcionará o recurso.

Com a tecnologia, é possível realizar a sincronia sem a necessidade de captura facial. A empresa insere palavras chaves, transcrições de textos e trechos com vozes dos dubladores, e a inteligência artificial identifica fonemas e tons de vozes. Com esses dados, a animação dos lábios é adaptada.

Um conceito parecido já havia sido utilizado pela CD Projekt RED no game "The Witcher 3" (2015). Mas, a parceria com a JaliResearch promete elevar esse recurso para outro nível e garantir expressões faciais mais realistas.

"Cyberpunk 2077" é um RPG de temática futurista onde o jogador é obrigado a tomar decisões que afetam o rumo da história, além de oferecer diversas possibilidades de exploração devido ao seu mapa aberto. O game será lançado em 19 de novembro para PC, PS4 e Xbox One e também terá suporte para a nova geração de consoles, PS5 e Xbox Series S/X.

COMENTÁRIOS dos leitores