WhatsApp lança novo recurso de mensagens temporárias

A função apaga automaticamente, após sete dias, as mensagens enviadas ou recebidas pelos usuários

por Ruan Reis qui, 05/11/2020 - 19:59
Divulgação Em conversas em grupo, somente os administradores podem ativar ou desativar o recurso Divulgação

O WhatsApp lançou, nesta quinta-feira (5), a função de mensagens temporárias, que desaparecem após sete dias. A proposta do novo recurso é apagar automaticamente aqueles envios menos importantes enviados ou recebidos pelos usuários.

"Como queremos que as conversas no WhatsApp sejam similares às conversas que temos pessoalmente, desenvolvemos uma maneira prática para apagar automaticamente as mensagens que não precisam ser guardadas para sempre", explica o comunicado. 

Como funciona?

Quem deseja ativar o novo recurso mas não quer perder as mensagens antigas, pode ficar tranquilo: a mais nova função do aplicativo afetará somente as mensagens enviadas ou recebidas depois da ativação. Em conversas individuais, ambos os usuários podem ativar ou desativar o recurso. Já em conversas em grupo, somente os administradores podem ativar ou desativar o recurso.

O aplicativo explica que as mensagens temporárias desaparecerão mesmo que um usuário não abra o WhatsApp durante sete dias. Contudo, pode ser que a pré-visualização seja exibida nas notificações até que o WhatsApp seja aberto. Ao responder diretamente a uma, ela será exibida acima da sua resposta. 

Se o usuário responder uma mensagem temporária, o texto desta poderá ser exibido mesmo depois de sete dias. Se uma temporária é encaminhada para uma conversa onde a função está desativada, ela não desaparecerá da conversa para onde foi encaminhada. Já se um usuário fizer backup antes de uma mensagem desaparecer, ela será incluída ao backup. Contudo, será apagada quando o usuário restaurar o backup.

Por último, caso as mensagens temporárias estejam ativadas, os arquivos de mídia enviados em uma conversa também desaparecerão, mas estarão salvos nos aparelhos que tenham o download automático ativado.

Como ativar o novo recurso?

1- Abra uma conversa no WhatsApp. 

2- Toque no nome do contato. 

3- Toque em Mensagens temporárias. 

4- Se solicitado, toque em continuar.

COMENTÁRIOS dos leitores