Uber deve dar adeus aos táxis voadores

Empresa estaria tentando eliminar divisões de seus negócios que não são consideradas lucrativas

por Katarina Bandeira qui, 03/12/2020 - 14:20
Reprodução/YouTube Empresa planejava colocar táxis voadores em funcionamento até 2023 Reprodução/YouTube

Parece que não teremos um futuro parecido com o mostrado no filme O Quinto Elemento tão cedo. A Uber desistiu de lançar o seu serviço de táxis voadores e deve focar apenas nos serviços mais lucrativos. A empresa teria concordado em vender sua divisão Uber Elevate para a startup Joby Aviation.

De acordo com o site The Verge, o CEO da companhia, Dara Khosrowshahi, também estaria pensando em passar adiante a divisão de veículos autônomos. Desde 2016, a Uber mostrou interesse em lançar uma rede de táxis voadores elétricos , em que uma batalha de duas horas e 10 minutos no congestionamento de São Paulo poderia ser transformada em uma viagem de apenas 18 minutos.

A empresa chegou a oferecer viagens de helicóptero de Manhattan ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em 2019, com o objetivo de oferecer uma amostra da experiência de usar o aplicativo para o serviço aéreo. Porém, a experiência se mostrou mais cara do que era esperado uma vez que a tecnologia de aviação movida a eletricidade ainda estava em desenvolvimento e teria exigido a construção de uma vasta rede de “skyports” no último piso ou no nível do solo, além da aprovação regulatória de uma série de agências federais, estaduais e locais dos Estados Unidos.

Ainda segundo a publicação, a escolha da Joby Aviation como compradora faria sentido porque a empresa teria sido a primeira empresa a se comprometer com o cronograma agressivo da Uber, que planejava lançar o serviço voador até 2023. Representantes das duas companhias se recusaram a comentar o caso. 

COMENTÁRIOS dos leitores