Brasileiras recebem prêmio ao criar app para alfabetização

Equipe de alunas da USP participou de desafio internacional e conquistou o primeiro lugar

por Katarina Bandeira sex, 08/01/2021 - 11:01
Divugação Aplicativo tem mascote para ajudar usuários a navegar pela ferramenta Divugação

Um grupo de estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), conquistou o primeiro lugar ao participar de um desafio nos Estados Unidos. As quatro alunas concorriam na categoria “comunicação de impacto” durante uma competição internacional promovida pela Arizona State University e pela empresa social Devex, em dezembro 

O foco do aplicativo, chamado de ABC, é atender os chamados analfabetos funcionais, pessoas que podem ler sentenças curtas, escrever o próprio nome, mas são incapazes de ler publicações mais robustas. Entre as descobertas realizadas pelas garotas para o desenvolvimento da ferramenta está que cerca de 86% dos analfabetos funcionais usam o WhatsApp, especialmente porque têm a opção de enviar mensagens de voz.

Alunas conquistaram o primeiro lugar do desafio. Imagem: Divulgação

Para a criação das atividades, a equipe pegou inspiração no método de alfabetização criado por Paulo Freire, visando a aprendizagem significativa, relevante para o contexto de cada pessoa, sem infantilizar o processo. Apesar da premiação, o aplicativo ainda está nas etapas finais de desenvolvimento e ainda não tem data para ser disponibilizado ao público.

COMENTÁRIOS dos leitores