Quatro alternativas para o WhatsApp

Se você não quer dividir suas informações com o Facebook a hora de mudar é agora

por Katarina Bandeira sab, 09/01/2021 - 15:32
Pixabay Usuários do WhatsApp precisam aceitar novos termos até dia 8 de fevereiro ou podem perder conta Pixabay

Esta semana, o Facebook informou que vai mudar as regras de privacidade do WhatsApp. O mensageiro passará a compartilhar dados com a empresa de Mark Zuckerberg. Com isso, cerca de 2 bilhões de usuários podem perder o acesso à plataforma caso não concordem com suas novas diretrizes, que envolvem  acesso aos contatos e informações de perfil, com exceção do conteúdo de mensagens, a partir do dia 8 de fevereiro.

A intenção da empresa é conseguir rentabilizar a ferramenta ao permitir que anunciantes do Facebook consigam contatar seus clientes através do mensageiro, ou mesmo vendam seus produtos diretamente no WhatsApp, prática que já acontece na Índia. De acordo com a empresa, os dados poderão ser compartilhados entre a plataforma e outros aplicativos do Facebook, incluindo Instagram e Messenger. 

A notícia fez uma série de usuários desinstalar o app e procurar outras alternativas para se conectar com seus amigos e familiares. Se você também está pensando em dar adeus ao WhatsApp confira nossas dicas de aplicativos que podem substituir o mensageiro. 

Telegram 

Concorrente direto do WhatsApp, o mensageiro russo é a opção mais popular, com mais de 400 milhões de usuários ativos. Com uma criptografia de ponta, que já teve até prêmio para quem conseguisse quebrá-la, o mensageiro funciona em diversas plataformas (Android, iOS e PC). Para os interessados em máxima privacidade, o Telegram ainda oferece os Chats Secretos, em que é possível programar mensagens para se autodestruirem nos dois dispositivos.

Wire 

Com sede na Suíça e servidores na União Europeia, o Wire também oferece criptografia de ponta a ponta no compartilhamento de mensagens. No app, não é preciso compartilhar o número de telefone com outras pessoas porque ele permite a criação de um nome de usuário para se conectar. Também é possível realizar chamadas, compartilhamento de fotos, vídeos, arquivos, GIFs, desenhos e mais.Funciona para Android, iOS e PC. 

Signal

Elogiado pelo próprio Elon Musk, o Signal também oferece criptografia ponta a ponta para garantir a privacidade de seus usuários. Sem publicidade e sem rastreadores - como pretende fazer o Facebook com o WhatsApp. Depois do Telegram, ele é a aposta mais forte de migração para os usuários que estão insatisfeitos com o caminho traçado por Zuckerberg. Disponível para Android e iOS.

Wickr Me

Apesar de não ter versão em português o app também possui criptografia de ponta para o envio de mensagens. Apesar disso, o mensageiro oferece configurações básicas, com grupos de até 10 pessoas, chamadas de vídeo e mensagens que se autodestroem. Também promete ser livre de anúncios. 

COMENTÁRIOS dos leitores