CES 2021: Samsung cria robôs para cuidar da casa

Empresa sul-coreana permite que se sonhe com o futuro conectado apresentando diversos dispositivos que usam Inteligência Artificial para realizar atividades domésticas

por Katarina Bandeira seg, 11/01/2021 - 12:21
Samsung/Divulgação Aspirador também consegue se conectar a outros dispositivos da casa para criar ambiente aconchegante Samsung/Divulgação

A Samsung conseguiu trazer ainda mais dispositivos conectados em seu painel na Consumer Electronics Show (CES) 2021. Em transmissão ao vivo, que aconteceu nesta segunda-feira (21), a sul-coreana mostrou o que todo entusiasta da tecnologia gostaria de viver no dia a dia, dispositivos que usam Inteligência Artificial (IA) para cuidar do lar. Aspirador, robô assistente e até mesmo a máquina de lavar da companhia carregam um forte conceito de aprendizagem para se adaptar às necessidades do usuário que tenha condições financeiras de adquiri-los. 

Não há como negar que automatizar a limpeza doméstica não seja um sonho. Para quem desconfiava dos robôs aspiradores, a Samsung trouxe o JetBot 90 AI +, que usa um processador IA para combinar reconhecer objetos durante a limpeza, semelhante ao usado em carros autônomos. Um sensor 3D reconhece a diferença entre objetos, detecta pequenos itens no chão e consegue mapear a sua casa para manobrar em torno dela. 

Embed:

O descarte dos resíduos é feito na Clean Station, sistema de descarte exclusivo da Samsung, em uma bolsa que só precisa ser substituída a cada dois ou três meses, dependendo da bagunça na sua casa. Por fim, o aplicativo SmartThings da companhia ainda permite que o robozinho da limpeza seja controlado, além de dar acesso a uma câmera instalada no dispositivo. 

Até a lava e seca Smart Dial é capaz de aprender com sua rotina. Ela é capaz de recomendar ciclos específicos com base na aprendizagem de ciclos anteriores quando executados em dias específicos da semana ou em horários rotineiros.

Os robôs assistentes da Samsung

Além dos eletrodomésticos, a empresa também apresentou dois robôs assistentes. O Samsung Bot Care 5, que usa IA para atuar como um assistente e, de acordo com sugestão de uso da companhia, companheiro robótico. Ele basicamente aprende sua rotina e usa lembretes para deixar o dia a dia mais funcional, além de avisar se você fica muito tempo em frente ao computador. Ele tem uma tela no topo da "cabeça" para que você possa fazer videochamadas, além de controlar outros dispositivos inteligentes que integrem sua casa. 

O segundo robô é o Bot Handy 6. Com um braço mecânico em forma de garra o dispositivo consegue pegar objetos de vários tamanhos, formas e pesos. Enquanto o Care é sua assistente, o Handy é uma espécie de governanta tecnológica. Ele possui recursos que balanceiam a força usada na hora de agarrar objetos e tem o objetivo de limpar quartos bagunçados e até mesmo separar os pratos sujos da pia, literalmente, dando uma "mãozinha" nas atividades domésticas.

COMENTÁRIOS dos leitores