Passageiros do BRT poderão pagar passagem com celular

Aplicativo Cittamobi ganha função de carteira digital para que passageiros possam utilizar o smartphone como cartão de passagem

por Katarina Bandeira seg, 11/01/2021 - 12:55
Leo Caldas/Divulgação Carteira Digital está disponível apenas para celulares Android Leo Caldas/Divulgação

Quem transita pela capital pernambucana usando a linha do BRT, corredor Leste/Oeste, poderá pagar suas passagens usando apenas o celular. O aplicativo Cittamobi, conhecido por fornecer o itinerário dos ônibus da região metropolitana do Recife (RMR), ganhou uma carteira digital para que passageiros possam utilizar o smartphone como cartão de passagem. 

A compra de saldo é feita diretamente no telefone e a passagem pode ser adquirida também com cartão de crédito. Para utilizar o serviço basta encostar o aparelho no leitor das estações e a catraca é liberada. A novidade acaba sendo uma comodidade, já que tira a necessidade de ir até os centros de recarga do VEM e não cobra o pagamento de tarifas adicionais para seu uso. Em fevereiro, além do BRT, a linha CDU/Boa Viagem/Caxangá também passará a aceitar a tecnologia. 

Usuários precisam apenas encostar smartphone no leitor. Imagem: Leo Caldas/Divulgação

Modo de usar

Para usar a carteira digital do Cittamobi, o usuário deverá primeiro fazer o download do aplicativo. Em seguida, preencher um cadastro com dados pessoais, adicionar uma imagem de si mesmo e enviar outra de um documento com foto, como carteira de identidade, carteira de motorista, etc. Confirmadas as informações, ele já pode adicionar saldo via boleto bancário ou cartão de crédito.

No caso do boleto bancário, a passagem pode ser disponibilizada em até 24h. Na utilização do cartão, o valor deve ser creditado na mesma hora. A carteira digital está disponível para download dentro do Cittamobi apenas para aparelhos Android. A versão para IOS tem previsão de lançamento ainda no primeiro semestre, mas não possui data oficial.

COMENTÁRIOS dos leitores