App brasileiro separa voz e instrumentos de canções

Aplicativo usa inteligência artificial para editar recursos separadamente

por Katarina Bandeira qua, 27/01/2021 - 11:41
Moises/Divulgação Lançado em 175 países a ferramenta já é utilizada por mais de 1 milhão de usuários Moises/Divulgação

Um aplicativo brasileiro promete facilitar a vida de músicos e produtores musicais. Chamado de Moises, o app usa Inteligência Artificial para separar as trilhas de instrumentos e vocais de um arquivo de áudio, além de masterizar faixas de música, gerando trilhas com qualidade de estúdio. Lançado em 175 países a ferramenta já é utilizada por mais de 1 milhão de usuários.

De acordo com seus desenvolvedores, Moises começou como um site para criar samples ou karaokês com poucos cliques, mas expandiu suas possibilidades ao virar aplicativo. Usado por nomes como Kassin, que já produziu discos de artistas como Los Hermanos, Adriana Calcanhoto e Gal Costa, o aplicativo também é uma forma de aproximar um público que não tem tanta intimidade com a edição profissional de som. 

“Com o recurso de alterar os BPM, o usuário escolhe se quer deixar uma música mais lenta para, por exemplo, ouvir atentamente todas as notas tocadas num solo de bateria.Outra função que auxilia nos estudos musicais é a decupagem automática de acordes. Ou seja, agora não há cifra que não exista. Entre os outros destaques do aplicativo estão a alteração dos semitons e ativação do metrônomo”, explica o desenvolvedor Geraldo Ramos.

Disponível para Android e iOS, o app é gratuito, mas possui funcionalidades páginas dentro da ferramenta. 

COMENTÁRIOS dos leitores