Empresa encontra venda ilegal de vacinas na dark web

Anúncio em site oferta imunizantes da Pfizer, Johnson & Johnson e Sputnik; produtos têm altas chances de ineficácia contra o vírus

por Rafael Sales qui, 25/03/2021 - 15:34
US Secretary of Defense / Flickr US Secretary of Defense / Flickr

Pesquisadores de segurança da empresa israelense Check Point Research encontraram várias opções de vacina contra a Covid-19 à venda na dark web. Os imunizantes oferecidos são das marcas AstraZeneca, Johnson & Johnson, Pfizer e Sputnik. O anúncio do site ofertava vacinas por cerca de US$ 500 (equivalente a R$ 2.745). Não há confirmação se o lote de vacinas à venda é autêntico e eficiente no combate ao coronavírus, uma vez que precisa ser estocado em temperatura correta.

O imunizante criado pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, precisa ser refrigerado a uma temperatura de -70°C. Logo, além da venda no site ser ilegal, o produto tem altas chances de ser ineficaz contra o vírus.

Os membros da Check Point Research estão monitorando toda e qualquer atividade relacionada à venda e compra de imunizantes ilegais na internet desde janeiro. Segundo os funcionários, o número de movimentos para esse tipo de transação triplicou nos últimos meses, além de outras negociações ilegais, como a venda de caderneta de vacinação falsificada, que serve como documentação para entrada em países no período de pandemia.

A dark web se caracteriza por ser uma rede de acesso com informações e conteúdos propositalmente escondidos pelos usuários responsáveis pela postagem. Para navegar nesta região virtual, é necessário que o computador tenha um software especial, que impossibilita o monitoramento das páginas visualizadas.

COMENTÁRIOS dos leitores