Kit falso do Boticário vira golpe no Dia das Mães

Em outras ocasiões, a perfumaria divulgou em seu site um comunicado afirmando não fazer sorteios via WhatsApp, nem mesmo em datas comemorativas

por Kauana Portugal sex, 07/05/2021 - 10:27
Pixabay Ícone do aplicativo WhatsApp Pixabay

Às vésperas do Dia das Mães, golpes envolvendo a marca O Boticário voltam a circular no WhatsApp. Desta vez, os hackers estão oferecendo um falso prêmio que disponibiliza um kit de produtos da empresa. O link malicioso traz a frase “Olha esse pra sua mãe!”, e direciona o usuário para um site onde suas informações serão roubadas e, possivelmente, um vírus será instalado em seu smartphone.

O endereço que acompanha o golpe é “follow.ru/boticário”, um link que leva à suposta promoção e também solicita o CPF, nome e endereço do consumidor, informações que costumam ser utilizadas por criminosos digitais. Existem também casos nos quais a mensagem pede para que a promoção seja compartilhada com os contatos, ajudando a viralizar o golpe.

Um fator que contribui para enganar os usuários é que foram cadastradas 3.436 lojas verdadeiras da O Boticário no golpe do Dia das Mães. Em outras ocasiões semelhantes, a perfumaria divulgou em seu site um comunicado oficial afirmando que não faz sorteios via WhatsApp, nem mesmo em datas comemorativas, e que estes links representam um risco para os consumidores.

Saiba como se proteger de golpes digitais:

Além de manter o sistema operacional do smartphone sempre atualizado, é indicada a instalação de programas de segurança disponíveis para o celular ou tablet em que o WhatsApp está sendo utilizado.

Além de outras medidas básicas:

- Não acredite em tudo que circula no WhatsApp

- Sempre consulte a veracidade das promoções nos canais oficiais das empresas

- Não clique em links com finais incomuns ou erros de português

- Desconfie de promoções improváveis e notícias apelativas

- Não compartilhe URLs desconhecidos

- De maneira alguma compartilhe dados do cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas ou CPF com pessoas desconhecidas na internet

COMENTÁRIOS dos leitores