Usuários terão 90 dias para aceitar termos do WhatsApp

Novas condições entram em vigor a partir deste sábado (15) e a não aceitação pode levar à limitação do app

por Vitória Silva sex, 14/05/2021 - 16:15
Pixabay WhatsApp dará 90 dias para brasileiros aceitarem novos termos de serviço. Pixabay

Neste sábado (15) o WhatsApp apresentará uma atualização dos seus Termos de Serviço e a Política de Privacidade. Após cláusulas controversas e contestações da comunidade brasileira e internacional, a empresa aceitou estender o prazo de aceitação das novas condições para os usuários brasileiros por 90 dias. O texto contestado trazia menções polêmicas, como o compartilhamento de dados do mensageiro com o Facebook, que pertence ao mesmo executivo.

A decisão de manter o app funcionando por mais três meses para quem não aceitar os termos foi definida em acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O novo prazo será utilizado para que esses os órgãos continuem a apurar toda situação e nesse período não vai haver consequências para aqueles que ainda não aceitaram o contrato. Na última sexta-feira (7), o WhatsApp havia afirmado que não apagaria nenhuma conta que não tivesse aceito os novos termos. Algumas funções deixariam de funcionar com o passar do tempo, a empresa, porém, não mencionou quais e nem por quanto tempo.

A atualização dos termos de serviço determina que empresas que contratem o Facebook para gerenciar as conversas com clientes, por meio da API do WhatsApp Business, tenham acesso às conversas. Na comunicação entre contatos comuns (como amigos e familiares), nada muda. O WhatsApp não vai aumentar o compartilhamento de dados com outras empresas do Facebook. O conjunto de dados compartilhados segue o mesmo desde 2016.

A atualização dos termos passaria a valer em fevereiro, mas foi postergada para maio. Antes do acordo, estava estabelecido que usuários teriam "algumas semanas" para se adequar sem ter o serviço interrompido.

COMENTÁRIOS dos leitores