Verificação: Saiba como solicitar o selo azul do Twitter

A solicitação para verificar os perfis foi suspensa pela plataforma em 2017

por Victor Gouveia sab, 22/05/2021 - 14:59
Pixabay Página inicial do Twitter Pixabay

O Twitter retomou a distribuição dos almejados selos azuis e prometeu incluir novas categorias de verificação. Nas próximas semanas, todos os usuários da plataforma poderão preencher um formulário para solicitar a verificação da conta.

A solicitação dos certificados virtuais de autenticidade do Twitter foi suspensa em 2017. Desde então, a rede social passou a verificar apenas contas escolhidas por ela mesma.

O retorno é resultado da análise de 22 mil respostas coletadas em um formulário preenchido pelo público em 2020. O objetivo era determinar novas regras de uso. "A verificação não será útil se as pessoas não entenderem e confiarem nela", considera a chefe de Políticas da rede, Sarah Husain.

Passo a passo

Ela explica que a quantidade de seguidores é um dos fatores que determinam se o perfil é influente, mas o novo processo avalia caso a caso, com foco nas seguintes regras:

- A conta precisa estar completa, com nome, foto de perfil, endereço de e-mail confirmado ou número de telefone;

- A conta precisa estar ativa nos últimos seis meses;

- Seguir as Regras do Twitter;

O usuário precisa estar inserido em uma das seis categorias do novo selo de verificação. São elas: Poder público; Empresas, marcas e organizações sem fins lucrativos; Jornalismo; Entretenimento; Esportes; Ativistas e outros indivíduos influentes.

Além delas, o Twitter promete liberar posteriormente a aplicação de cientistas, acadêmicos e líderes religiosos

A atualização será integrada gradualmente e a solicitação é feita no menu de configurações, onde um formulário precisa ser preenchido. Em seguida, Twitter envia um e-mail ao solicitante e promete a resposta em 'algumas semanas', a depender da demanda de solicitações.

Caso aceito, o selo azul aparece automaticamente no perfil. Se for negado, a inscrição é reaberta após 30 dias.

COMENTÁRIOS dos leitores