WhatsApp permitirá vincular contas em até quatro aparelhos

Atualização chegará em breve ao mensageiro e deve trazer portabilidade sem necessitar de conexão à internet em um dispositivo principal

por Vitória Silva sex, 04/06/2021 - 11:49
Reprodução/Pixabay WhatsApp para iOS Reprodução/Pixabay

Usuários do WhatsApp poderão, em breve, solucionar uma das questões antes mais limitadas para o mensageiro: a conexão independente em diferentes dispositivos. A empresa anunciou que os utilizadores do app poderão usar as contas cadastradas em até quatro aparelhos, em uma atualização próxima. Para os adeptos ao iOS que possuem o iPad, o tablet do sistema operacional, finalmente a atualização contemplará o gadget, que antes só podia permitir o acesso à versão web do aplicativo.

A informação foi dada em entrevista ao site WABetaInfo, que conversou com Will Cathcart e Mark Zuckerberg, CEOs do WhatsApp e Facebook, respectivamente. Atualmente, para conectar o WhatsApp em mais de um dispositivo, é necessário que o smartphone com a conta principal esteja conectado à internet. Qualquer queda mínima de conexão já implica no bloqueio do envio das mensagens.

"Tem sido um grande desafio técnico manter todas as suas mensagens e conteúdo propriamente sincronizados entre os dispositivos, mesmo quando a bateria do celular acaba, mas nós resolvemos isso e estamos ansiosos para lançar o recurso em breve", disse Zuckerberg.

De acordo com Cathcart, o WhatsApp poderá ser usado com iPads e outros dispositivos, mas não confirmou um app para tablets. Uma versão beta que habilita o uso em mais aparelhos deverá ser lançada dentro de dois meses — em meados de agosto —, e a companhia também pretende abrir mais vagas para que usuários do iOS usem a versão beta do mensageiro.

Mensagens que desaparecem

Além do suporte para vários dispositivos, Zuckerberg também confirmou que o WhatsApp está a adicionar um novo recurso, o “view once”, que permitirá aos utilizadores enviar conteúdo que desaparece após ser visualizado.

O serviço também está a expandir o seu recurso de desaparecimento de mensagens, que atualmente permite que as mensagens sejam excluídas após um determinado período de tempo. No futuro, um novo “modo de desaparecimento” permitirá que o utilizador ative as mensagens que desaparecem em todas as conversas.

As datas não foram avançadas para nenhuma destas novidades. Sabe-se que entrarão em teste nos próximos meses, mas não se sabe se há um timing de lançamento público.

Com o suporte a vários dispositivos, a WABetaInfo também relatou que o WhatsApp trabalha num novo recurso de backups das conversas criptografados e protegidos por palavra-passe que pode finalmente permitir que os utilizadores transfiram os seus históricos das conversas entre dispositivos iOS e Android.

COMENTÁRIOS dos leitores