WhatsApp inicia testes de login via ligação telefônica

Alternativa de verificação será utilizada primeiramente apenas em dispositivos Android

por Vitória Silva ter, 08/06/2021 - 11:47
Reprodução/Pixabay WhatsApp testa verificação de novas contas por ligação telefônica. Reprodução/Pixabay

O WhatsApp segue desenvolvendo a ligação com detecção automática para verificação de cadastro de novos aparelhos. O rumor que já circula há meses foi confirmado pela WABetaInfo no último domingo (6), que revelou ter encontrado um método alternativo de verificação de login na versão beta do mensageiro para Android.

A novidade será exclusiva no sistema operacional nesse primeiro momento. A plataforma pretende utilizar o registro de chamadas para verificar o recebimento e daria sequência ao login, sem depender do fornecimento de códigos de autenticação.

De acordo com a publicação, o recurso denominado “Chamadas Flash” está presente na versão 2.21.11.7 do WhatsApp Beta e é oferecido ao usuário sempre que ele precisar verificar a sua conta. Ao entrar na tela de solicitação do código de verificação de seis dígitos, o app pede permissão para ler o registro de ligações do smartphone.

Ao conceder a permissão, o WhatsApp irá ligar para o telefone com o objetivo de verificar se o número é o mesmo do envio do código numérico. Trata-se de uma chamada curta, que será encerrada automaticamente, permitindo o login no serviço a seguir.

O método é significativamente mais seguro que o fornecimento do código de seis dígitos, já que é mais complicado interceptar uma ligação telefônica do que persuadir usuários a dar o código através de mensagens falsas. Ainda assim, a ferramenta não substituirá a autenticação padrão, já que depende da autorização para acessar o histórico de chamadas (algo que pode não agradar os mais preocupados com privacidade) e é exclusivo do Android.

Entretanto, a permissão para acessar o registro de chamadas não deve ser utilizada em outro momento senão durante a autenticação. Portanto, se isso for motivo de preocupação, é possível revogar a autorização a qualquer momento após o cadastro a partir das configurações do Android.

COMENTÁRIOS dos leitores