Game "Ghosts 'N Goblins Resurrection" desafia o jogador

Franquia clássica dos anos 1980 e 1990 retorna aos tempos atuais com toda a dificuldade que a consagrou no passado; confira a resenha

por Alfredo Carvalho qui, 10/06/2021 - 17:19
Reprodução/ Capcom Reprodução/ Capcom

As aventuras do cavaleiro medieval Arthur são consideradas por muitos jogadores como uma das franquias de jogos mais desafiadora dos anos 1980 e 1990, já que o game exigia reflexos precisos e velocidade na hora de apertar os botões, o que fazia os mais casuais desistirem logo nos primeiros segundos do jogo. Diante destas premissas, a empresa Capcom traz aos tempos modernos o título “Ghost 'n Goblins Resurrection” para os PCs, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

O novo game foi concebido pelo motor gráfico RE Engine, mesmo utilizado nos jogos mais recentes da franquia “Resident Evil” e em “Devil May Cry 5” (2019) mas, diferente destes títulos, “Resurrection” adota um estilo artístico cartunizado, que remete aos clássicos 8 e 16 bits. Já os cenários, em sua vasta maioria, são obscuros e lembram pinturas feitas com tinta guache.

Assim como os antecessores, “Resurrection” é um game de rolagem lateral (side-scroller) e o jogador assume o papel do destemido cavaleiro Arthur, que deve resgatar a princesa das garras de diversos demônios e garantir a salvação de seu reino. Durante a jornada, o aventureiro terá que encarar hordas de inimigos, desviar de obstáculos e realizar inúmeras escaladas em montanhas e torres.

O caminho será árduo e testará a paciência dos jogadores, pois nos níveis de dificuldades normais, os monstros são infinitos e não param de surgir em todos os lados da tela. Além disso, Arthur possui uma movimentação travada, o que dificulta o processo de realizar as esquivas. O cavaleiro conta com sua armadura para protegê-lo, que se desmancha após receber duas pancadas dos inimigos e deixa o protagonista apenas com sua ceroula de moranguinhos.

O game também disponibiliza várias armas como lanças, facas, frascos de água benta e pedras espinhosas, que podem ser trocadas durante as fases. Mas é preciso ficar atento, pois muitas vezes o jogo oferecerá alguns armamentos que podem não ser úteis naquela situação e ao pegá-los, o jogador poderá ser obrigado a resetar o nível. Ao longo da aventura, Arthur também terá acesso a algumas magias que causam danos de área e podem livrá-lo de alguns perigos.

Para tornar o caminho menos ardiloso, será possível realizar upgrades em Arthur por meio de alguns colecionáveis espalhados pelas fases, que permitem adquirir novas magias e carregar mais do que uma arma. Outro fator que facilita o progresso do jogador são os pontos de controles espalhados pela fase, que possibilitam ao jogador retomar de um determinado ponto da aventura, após morrer. Este recurso está muito mais à disposição, quando comparado aos antigos jogos.

“Ghost 'n Goblins Resurrection” não é um título para aqueles que buscam uma aventura casual. Em alguns momentos, a dificuldade pode frustrar o jogador e fazê-lo desistir. Mas, o game é uma boa opção para os aficionados por desafios e também para os fãs das antigas aventuras do cavaleiro Arthur.

COMENTÁRIOS dos leitores