Internet fraca pode ter a ver com disposição de aparelhos

Espessura da parede, modem em posição desfavorável e perto de fonte de calor podem causar a má conexão. Confira dicas para adequar o ambiente e melhorar o Wi-Fi

por Vitória Silva sex, 23/07/2021 - 11:34
Reprodução/Pixabay Configuração de aparelhos pode influenciar na conexão da banda larga. Reprodução/Pixabay

O acesso à internet já é realidade para 82,7% dos domicílios brasileiros, segundo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada este ano. A conectividade se tornou ainda mais necessária com o advento da pandemia, uma vez que boa parte da população tem feito de suas casas ambiente de trabalho, escola ou mesmo universidade.

Com o crescimento da modalidade home office, a boa conexão de internet é fundamental para o desempenho das atividades, no entanto, poucos usuários sabem como proceder quando a conexão sem fio oscila ou é interrompida. Dentro de casa, alguns elementos, como a disposição do aparelho conector, podem influenciar na chegada do sinal. Confira as dicas da diretora de Marketing da Unidade de Soluções Residenciais da TIM Brasil, Christiana Mello, para adequar o ambiente e melhorar o Wi-Fi.

Segundo Christiana, o ideal é instalar o aparelho em locais altos para haver menos barreiras, como móveis, uma vez que as ondas se propagam para frente e para baixo. “O indicado é o posicionamento do modem de forma centralizada, para distribuir o sinal de uma maneira equilibrada. Assim, todos os cômodos serão atendidos. Colocar o equipamento no chão ou em móveis baixos não favorece a distribuição e piora a performance do Wi-Fi”, observa.

Questões como tamanho do imóvel, posição do modem na casa, espessura da parede e instalação do aparelho próximo a fontes de calor também são pontos que podem prejudicar a propagação do Wi-Fi. “As telas de LCD, aquários, espelhos e até mesmo azulejos, por refletirem o sinal do modem, também podem causar distúrbios na propagação de rádio. Já os equipamentos eletrônicos como telefones sem fio, forno micro-ondas e aparelhos conectáveis via bluetooth provocam alguma interferência, pois trabalham próximos da frequência de atuação dos modens”, explica a diretora.

Outro alerta importante é não deixar o equipamento próximo a fontes de calor. “Isso pode gerar travamento e perda de performance”, observa Christiana.

O tamanho do imóvel também influencia diretamente o desempenho da cobertura de internet. Modems mais modernos, chamados de dual band, possuem duas faixas de frequência e cada uma tem suas propriedades. Uma delas possui menor taxa de transferência (quantidade de dados que podem ser transferidos de um local para outro em um determinado período), mas maior alcance. A outra faixa possui maior taxa de transferência, ou seja, maior velocidade, porém menor alcance.

“Em cada instalação é necessário avaliar a melhor posição do modem para distribuição do sinal. Por isso, a TIM Live conta com equipes técnicas especializadas que analisam as necessidades dos clientes e realizam também trabalho de orientação. A operadora também utiliza equipamentos de qualidade que podem ser adquiridos pelos clientes com descontos especiais, como repetidores de sinal e extensores, para proporcionar a melhor experiência de uso dos seus serviços”, grifou a diretora.

DICAS PARA OTIMIZAR O USO DO MODEM EM CASA

- Instalar o modem em local alto, em uma área central do imóvel;

- Não instalar o modem próximo a fontes de calor;

- Evitar usar o modem próximo a móveis e objetos que a virem barreiras;

- Fortaleça a segurança e use senhas fortes;

- Use modems com tecnologias mais recentes.

COMENTÁRIOS dos leitores