‘Streets of Rage 4’ inova sem perder a essência
Título adota um estilo artístico semelhante à de um desenho animado e sua história se passa 10 anos após o terceiro game da saga. Acompanhe a resenha
Nos anos 1990, o estilo de jogo beat 'em up (briga de rua) dominava as máquinas de arcades e os consoles caseiros, com títulos que colocava o jogador na pele de um combatente, que deveria percorrer por ruas, prédios e golpear todos os inimigos que surgiam no caminho. Entre vários games, a trilogia “Streets of Rage” se destacou no videogame da Sega, Mega Drive e, após uma longa espera, o quarto capítulo da saga foi lançado pela desenvolvedora e publicadora DotEmu, para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
“Streets of Rage 4” se passa 10 anos após o terceiro jogo e, desta vez, os heróis precisarão lidar com o Sr e Sra Y, filhos do icônico vilão dos dois primeiros títulos Mr X. Para isso, o jogador assumirá o controle dos veteranos Axel Stone, Blaze Fielding e Adam Hunter, além de dois personagens novos, Cherry Hunter e Floyd Iraia. Cada lutador se diferencia em seus estilos de luta, possui vantagens e desvantagens, que podem favorecê-los tanto em força quanto em velocidade.
Diferente dos clássicos 16 bits que utilizavam uma arte pixelada, “Streets of Rage 4” adota um estilo artístico semelhante a de um desenho animado, com movimentos e efeitos que fazem tudo parecer um anime jogável. Mas a DotEmu também lembrou dos saudosistas, pois adicionou a possibilidade de jogar com os modelos clássicos dos personagens, que podem ser desbloqueados com a pontuação obtida na jornada.
A jogabilidade de “Streets of Rage 4” é o que se espera de um beat 'em up, assim como a trilogia dos anos 1990, o game dispõe de um botão para golpes simples, um para movimentos especiais que consomem a barra de vida do personagem, mas que pode ser restaurada, caso o jogador consiga espancar o inimigo sem ser atingido. Além disso, também existe um super ataque, que pode em alguns casos, acertar todos os adversários presentes na tela.
Assim como os clássicos beat 'em up da era 16bits, “Streets of Rage 4” resgata um pouco da dificuldade que impedia muitos jogadores de terminarem esses títulos, em especial, nas máquinas de arcades, que exigiam o uso de fichas para obter continues. No novo título, a progressão não é tão radical, pois ao perder todas as vidas, é possível recomeçar da fase que morreu, ao invés de iniciar o jogo do zero. Existem diferentes opções de dificuldade, e aqueles que já estão mais acostumados com o estilo, podem se arriscar nos níveis de desafios mais altos.
DLC - “O Pesadelo de Mr. X”
Recentemente, “Streets of Rage 4” recebeu o pacote de expansão “O Pesadelo de Mr. X”, que adicionou novos conteúdos ao título, como um novo modo de jogo, uma dificuldade extra para a campanha principal, mais variedades de armas e os personagens Estel Aguirre, Max Thunder e Shiva.
Shiva é um ágil lutador de artes marciais, conhecido por ser um dos vilões da série. Embora seja muito rápido, o personagem não é capaz de utilizar armas, pois ao tentar usá-las, ele apenas as arremessa. Já Max Thunder é uma pilha de músculos que consegue dizimar os inimigos com bastante facilidade, mas, possui baixa resistência. A policial Estel Aguirre por sua vez, não se destaca por força ou velocidade, mas dispõe do clássico super ataque do primeiro “Streets of Rage”, que acerta todos os inimigos com um lança-foguetes, disparado por um soldado de um carro de polícia, convocado a batalha pelo jogador.
Um dos maiores destaques da DLC é o modo Sobrevivência, que coloca o jogador em infinitos cenários, para enfrentar diversas hordas de inimigos com apenas uma vida. O intuito é testar até onde o player consegue sobreviver.
“Streets of Rage 4” resgata um gênero que se encontra carente na indústria dos jogos nos dias de hoje, consegue agradar a nostalgia e também é convidativo para novos jogadores. O título prova que ainda existe espaço para os beat 'em up, além de ser uma boa pedida para aqueles que buscam por um bom desafio.