Facebook culpa alterações em roteadores por blackout de 6h

A empresa não especificou quem executou a mudança na configuração e se ela foi planejada, mas diferentes hipóteses são consideradas

por Vitória Silva ter, 05/10/2021 - 13:56
Unsplash Interface de log in do Facebook Unsplash

O Facebook culpou uma "mudança de configuração defeituosa" pela interrupção de quase seis horas na segunda-feira (4), que impediu os 3,5 bilhões de usuários da empresa de acessar suas redes sociais e serviços de mensagens como WhatsApp, Instagram e Messenger. Em uma postagem do blog após o ocorrido, a empresa não especificou quem executou a mudança na configuração e se ela foi planejada. 

Vários funcionários do Facebook que não quiseram ser identificados disseram à agência Reuters anteriormente que acreditavam que a interrupção foi causada por um erro interno no modo como o tráfego da internet é roteado para seus sistemas. 

As falhas nas ferramentas de comunicação interna e outros recursos que dependem dessa mesma rede para funcionar agravam o erro, disseram os funcionários. Especialistas em segurança disseram que um erro inadvertido ou sabotagem por um insider são ambos plausíveis. 

"Queremos deixar claro, neste momento, que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma mudança de configuração defeituosa", disse o Facebook no blog. A interrupção do Facebook é a maior já rastreada pelo grupo de monitoramento da web Downdetector. 

O blackout foi o segundo golpe para o gigante da mídia social em poucos dias depois que um denunciante acusou a empresa de priorizar repetidamente o lucro em vez de reprimir o discurso de ódio e desinformação. 

Enquanto o mundo se aglomerava em aplicativos concorrentes como Twitter e TikTok, as ações do Facebook caíram 4,9%, a maior queda diária desde novembro passado, em meio a uma venda mais ampla de ações de tecnologia na segunda-feira. As ações subiram cerca de meio por cento nas negociações após o expediente após a retomada do serviço. 

“Pedimos desculpas sinceras a todos os afetados pelas interrupções nos serviços do Facebook neste momento. Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível. Para cada pequena e grande empresa, família e indivíduo que depende de nós, sinto muito”, tuitou o diretor de tecnologia do Facebook Mike Schroepfer, acrescentando que “pode levar algum tempo para chegar a 100%”. 

Embed:
 

 

COMENTÁRIOS dos leitores