Xperia Pro-I, da Sony, tem 5G e câmera com sensor de 1''

'Câmera-smartphone', como coloca a fabricante, é desenvolvida com a mesma tecnologia de imagem da linha Alpha

por Vitória Silva ter, 26/10/2021 - 12:58

A Sony lançou o Xperia Pro-I, o primeiro smartphone do mundo a apresentar um sensor de uma polegada equipado com foco automático com detecção de fase. Ele está posicionado não apenas como um telefone, mas como um membro da família de câmeras da série Alpha. Após o lançamento do Xperia 1 III, o público tech não estava contando com mais um lançamento de alta linha este ano, mas a empresa resolveu aumentar a competitividade com o “Pro Eye” (o “I” de Pro-I lê-se em inglês e significa “imagem”).

O Xperia Pro-I combina o sensor de uma polegada da Sony, encontrado na linha RX100 de high point end, junto com o processamento avançado e autofoco encontrados em sua linha de câmeras com uma ótica Zeiss Tessar de 24 mm e compacta tudo em um smartphone que tem apenas 8,9 mm de espessura.

A Sony afirma que o Xperia Pro-I é desenvolvido com a mesma tecnologia de imagem da linha Alpha, daí a insistência de que é tanto uma câmera quanto um smartphone. Embora existam outras câmeras disponíveis que alavancam um sensor de uma polegada, a Sony é a primeira a trazer esse tamanho para um smartphone junto com autofoco de detecção de fase total. Além disso, esses smartphones não estão facilmente disponíveis no oeste, e o Pro-I será lançado com suporte total nos Estados Unidos (não será vendido no Canadá).

O Xperia Pro-I é alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 888, compatível com 5G, possui taxa de varredura por toque de 240 Hz e dissipação de calor (projetado para jogos), além de 12 GB de RAM e 512 GB de capacidade de armazenamento e suporta mídia SDXC de até 1 TB. Ele também ainda oferece um fone de ouvido e usa uma bateria de 4.500 mAh que pode carregar rapidamente até 50% em 30 minutos com o carregador de 30W incluído. O telefone também é IP 65/68 à prova de água e poeira.

Recursos de fotografia

O Pro-I usa o sensor Exmor RS do tipo 1.0 com uma densidade de pixel de 2,4 µm que, segundo a Sony, resultará em um desempenho “impressionante” em baixa luminosidade. Ele também suporta fotografia RAW de 12 bits e um sistema especial de íris de abertura dupla (f / 2 ef / 4) que permite aos fotógrafos ajustar fisicamente a profundidade de campo em vez de depender de software. Além de um sensor do tipo 1.0, o Xperia PRO-I apresenta um BIONZ X para dispositivos móveis e um LSI front-end. A Sony diz que este processador avançado permite que o dispositivo forneça velocidade sem precedentes e qualidade de imagem aprimorada em uma ampla gama de cenas.

Esse sensor principal apresenta os 315 pontos de foco automático de detecção de fase mencionados anteriormente, que oferecem cobertura de 90% do sensor. A Sony aponta que além de um sensor maior, esse 90% é uma melhoria em relação aos 70% encontrados no Xperia 1 III. Essa cobertura permite que o Pro-I suporte olho-AF em tempo real para humanos e animais, rastreamento em tempo real, 20 quadros por segundo AF / tiro burst AE e um obturador anti-distorção que permite a captura mais limpa de movimentos rápidos objetos.

Embora a câmera principal seja do tipo de uma polegada, ela é suportada por duas câmeras adicionais com sensores menores: uma ultra-larga de 16 mm com um sensor de 1 / 2,5 polegadas e uma de 50 mm com um sensor de 1 / 2,9 polegadas. A Sony optou por não adicionar uma lente telefoto a esta câmera porque diz que, com base no feedback, a maioria de seus usuários prefere ter acesso às três distâncias focais fornecidas. Em suma, diz que seus usuários geralmente não usam uma telefoto, mesmo quando têm acesso a ela. Além dos três sensores de captura de imagem, o Pro0I também possui um único sensor 3D iTOF.

Deve-se notar que todos os três sensores capturam fotos de 12 megapixels, apesar do sensor principal de uma polegada ser um sensor de 20 megapixels. Resumindo, a Sony está usando uma colheita de 12 megapixels do sensor de 20 megapixels por causa das limitações de espaço entre o sensor e a lente. A qualidade das fotos que ele pode tirar ainda será dramaticamente melhor do que sensores menores porque está usando uma área de superfície maior para capturar imagens do que os sensores de smartphone típicos, mas não está usando o sensor completo de uma polegada aqui.

O aplicativo de fotos no Xperia Pro-I permite configurações manuais personalizadas, configurações automáticas facilmente acessíveis e a capacidade de tirar fotos em RAW com suporte para fotos de 12 bits. O app foi projetado para ter uma interface que lembra as câmeras da linha Alpha, e a abertura do sensor principal pode ser ajustada entre f / 2 ef / 4 pelo app.

Recursos de vídeo

A Sony diz que o Xperia Pro-I é o primeiro smartphone do mundo a permitir aos usuários gravar vídeo de alta qualidade em 4K 120p, o que significa que a filmagem é realmente capturada e armazenada em 120 quadros por segundo em vez de interpolados para 24 quadros por segundo após a captura. É também o primeiro na linha Xperia a oferecer tecnologia Eye-AF e rastreamento de objetos na captura de vídeo.

O vídeo é capturado em HDR H.265 .MP4 e HLG bt2020 de 10 bits com profundidade de bits 4: 2: 0.

Vídeo estável é possível graças a uma combinação de Optical SteadyShot e tecnologia “FlawlessEye” da Sony. A combinação permite uma redução na vibração, mesmo em condições de pouca luz.

Além dos microfones estéreo, o Xperia PRO-I possui um microfone mono integrado próximo à câmera principal, que permite a gravação nítida da fala enquanto outros sons permanecem no fundo. Além disso, o Xperia PRO-I inclui a tecnologia de separação de áudio da Sony para filtrar efetivamente o ruído do vento, tanto para microfones estéreos quanto monaurais.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores