Facebook: Brasil é “país de risco para conteúdos tóxicos”

Publicações que trazem discurso de ódio, desinformação, violência explícita e desencorajamento cívico são mais comuns no país

por Elaine Guimarães sab, 06/11/2021 - 12:51
Freepik Página inicial do Facebook Freepik

Documentos internos do Facebook trazem uma lista com os principais países mais vulneráveis aos conteúdos classificados como tóxicos, entre eles, o Brasil. Publicações que trazem discurso de ódio, desinformação, violência explícita e desencorajamento cívico são “particularmente maiores no Brasil, comparado a outros aplicativos”, diz parte do texto.

Os documentos fazem parte do Facebook Paper, que é um conjunto de informações obtidas por um consórcio de veículos de comunicação, e foram vazados pelo ex-funcionário da empresa, Frances Haugen. Além do Brasil, o relatório cita a Índia, Egito, Turquia e Filipinas.

Esses documentos são resultado de análises, através de questionamentos, do comportamento dos usuários da plataforma. Entre os apontamentos, a rede social perguntou qual a reação dos internautas diante de conteúdos de incitação de ódio e grupos com o mesmo segmento.

COMENTÁRIOS dos leitores